Pão e Cerveja

Cerveja especial de aniversário de BH

Belo Horizonte vai ganhar uma cerveja em comemoração aos seus 122 anos. Ela será produzida por um pool de cervejarias mineiras.

Belo Horizonte, capital de MG

A arquitetura positivista marcou o desenho original da cidade planejada

A cerveja de aniversário de BH será especial! Uma colaborativa produzida por dezoito cervejarias da região metropolitana de Belo Horizonte. A capital mineira completa, em 2019, 122 anos de vida. Para celebrar a data, a cervejaria Wals decidiu fabricar uma cerveja que marcasse, não só o aniversário da cidade, como também seus 20 anos de fundação. Na elaboração do projeto, no entanto, a Wals entendeu que uma homenagem completa à cidade não poderia se reduzir a uma única cervejaria, afinal são dezenas delas instaladas na RMBH. Não é por acaso que a capital mineira tem sido apelidada de Bélgica brasileira.

E assim começaram os convites às cervejarias, feitos pelos mestres-cervejeiros Ricardo Canabrava e Célio Gutstein.

Neste exato momento, no Ateliê Wals, bairro Olhos d´Água, estão reunidas as cervejarias Albanos, Aleluia, Astúcia, Austen, Capa Preta, Corja, Évora, Falke, Krug, Kud, Laut, Norka, Pampulha, Sátira, Uaimii, 040 e Wals para definir a receita de duas cervejas comemorativas: uma para ser lançada neste ano e outra para ser guardada até o aniversário do ano que vem. Durante a reunião desta tarde, as cervejarias vão ser apresentadas à história de Belo Horizonte para que se inspirem ao elaborar as receitas. Serão formados grupos de trabalho para essa elaboração. E ao final, será feita uma votação que decidirá quais serão as duas cervejas produzidas. A brassagem conjunta está marcada para a segunda semana de dezembro.

De acordo com Leandro Mendonça, diretor da Wals, o objetivo do projeto é presentear a cidade com uma cerveja que realmente reflita sua história.

A cerveja comemorativa do aniversário de Belo Horizonte ainda não tem nome e nem identidade visual, o que será decidido pelo grupo de trabalho também na reunião de hoje. Mas já se pode adiantar que será envasada em lata e comercializada somente nas lojas de fábrica de cada cervejaria participante do projeto.

Cidade planejada do final do século XIX, Belo Horizonte ganha uma cerveja de aniversário especial e colaborativa.
A arquitetura, bem como a história, da cidade servirão de inspiração para as receitas das cervejas comemorativas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.