Pão e Cerveja

Saiba qual será a cerveja dos 122 anos de Belo Horizonte

Convidados pela Wals, cervejarias da RMBH vão produzir conjuntamente a cerveja comemorativa do aniversário de Belo Horizonte

Grupo de cervejarias da RMBH

Representantes de 18 cervejarias da RMBH vão produzir a cerveja de 122 anos de BH

A cerveja dos 122 anos de Belo Horizonte, que será produzida por um conjunto de cervejarias da Região Metropolitana de BH, foi desenhada em um workshop, no último dia 22 de novembro.

Durante o encontro, a história da capital mineira foi apresentada aos representantes de cada cervejaria participante, dando subsídios para a escolha do estilo a ser produzido, bem como de ingredientes que retratem as peculiaridades da cidade de Belo Horizonte.

Os cervejeiros foram reunidos em grupos, que sugeriram os ingredientes e um esboço de receita que os agregassem harmoniosamente.

Depois todas as sugestões foram postas em votação ( eu, que não pude estar presente nesse dia, enviei como sugestão a fruta pitanga, cuja árvore é comum em várias ruas da cidade).

Pitanga e manga serão os ingredientes especiais da cerveja de 122 anos de Belo Horizonte

Doce de leite, manga, melaço, café, novamente a pitanga, limão capeta, cachaça estavam entre os ingredientes sugeridos. Mas, no final ganharam manga e pitanga, que farão parte da receita de uma Farmhouse Ale.

Manga e pitanga serão os ingredientes especiais da cerveja de 122 anos de BH

O design do rótulo, que deve retratar de alguma forma a capital mineira homenageada com a cerveja, ainda está sendo produzido pela equipe de marketing da Wals e entrará também em votação pelos participantes do projeto. O nome da cerveja também não foi definido.

O que é o estilo Farmhouse

O estilo Farmhouse Ale é inspirado nas Saisons belgo-francesas e define aquelas cervejas feitas com elementos da estação. Como eram feitas nas fazendas , porque poderia ser utilizado o excedente das colheitas nas estações quentes, ficaram com o nome de Cervejas de Fazenda.

A produção da cerveja dos 122 anos

A brassagem ( produção) da cerveja dos 122 anos de Belo Horizonte está marcada para o dia 11 de dezembro, na fábrica do Ateliê Wals, com a presença das 18 cervejarias que toparam participar do projeto coletivo.

Eu estarei por lá participando e cobrindo esse dia histórico, para depois contar aqui como foi. Aguardem!

Cervejeiros unidos para a produção da Cerveja de 122 anos de Belo Horizonte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários