Pão e Cerveja

Cervejaria vai acionar na justiça autor de boato

O boato sobre a Backer se espalhou facilmente nas redes sociais. Mas há mecanismos para se descobrir de onde partiu. A responsabilização já é possível.

O princípio do boato sempre parece ser inocente. NInguém ouviu, ninguém viu, ninguém falou...

ornalismo é feito por pessoas, passíveis de erros como qualquer um. Este post foi publicado no dia 7 de Janeiro, quando os primeiros áudios de Whatsapp, apontando contaminação na cerveja Belorizontina, não tinham qualquer comprovação. Infelizmente no dia 9 de janeiro o que até então era tratado como boato pela própria fabricante foi comprovado por um laudo da Polícia Civil. A partir daí, os desdobramentos das investigações policiais têm sido amplamente cobertas pela imprensa nacional. E resta a todos nós, tanto os que erraram, como eu, por acreditar na impossibilidade de uma contaminação como a apontada pelos laudos , como aqueles que afirmaram ter sido a cerveja a responsável antes de qualquer comprovação, aguardar o desenrolar das investigações. Assim, me junto a todos vocês na espera por respostas satisfatórias em relação a esse caso emblemático e triste.

A Backer já identificou autor de boato contra a cerveja Belorizontina. A empresa foi envolvida em uma onda de informações falsas que tomou conta das redes sociais no último fim de semana.

A cervejaria conseguiu rastrear de onde partiu a primeira informação ligando a cerveja Belorizontina aos casos de pacientes internados com uma doença ainda desconhecida. O boato não começou em Belo Horizonte, mas sim no interior do estado.

Agora a Backer estuda com seu departamento jurídico como acionar o autor das informações, uma vez que disseminar notícias falsas é crime.

Em um comentário sobre o caso, feito pelo Instagram, o engenheiro Alfredo Figueiredo definiu com exatidão como se inicia um boato: ” esta fake tem todos os elementos da má fé. Pega-se um fato verídico que pode ser confirmado ( pessoas doentes). Cria uma ligação entre fatos que são colocados como uma possibilidade ( todos beberam Belorizontina). Fala bem da cerveja, para dar credibilidade, pois ele gosta da cerveja e, então, por que falaria mal dela? Diz que pode ser apenas um lote tentando minimizar o problema, mas, na realidade, causa pânico em todo mundo, pois não se sabe qual é o lote. No final tira toda a culpa dele e diz que só avisou para alertar , pois ele está preocupado com as pessoas ( o inocente). “

Causas ainda desconhecidas

A doença, que tem causas desconhecidas, já foi registrada em outros pacientes no estado de Minas Gerais. O quadro clínico é comum entre eles e se manifesta por insuficiência renal aguda e alterações neurológicas.

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu nota técnica aos profissionais da saúde de Minas Gerais recomendando que todos os casos com sintomas semelhantes sejam comunicados imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde.

Enquanto isso a Fundação Ezequiel Dias continua fazendo exames laboratoriais na tentativa de definir que doença é essa que já acomete pelo menos 7 pessoas no estado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
102 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Menezes

Mais uma razão para as pessoas pararem de usar redes sociais – não são necessárias, não melhoram a vida de ninguém, não fazem falta nenhuma!

hugo carvalho

E vc usando uma pra comentar aqui

Ales Lop

vdd

Flavio Guimaraes

Então pra que voce está dando palpite aqui?

Atleticano Chato

MELHORARAM A MINHA SIM

E ISSO EM QUE VOCE DIGITOU ESSE COMENTARIO É UMA REDE SOCIAL

Sim, fake news nascem desta forma. Mas porque diabos, citaram esta cerveja? Eu, particularmente oktobeiro de escol, com paladar fornado nas entranhas da Vila Germânica há mais de 15 anos, não acho as cervejas mineiras das cercanias de Nova Lima, boas. Tem muito a apreenderem… Poucas seguem a lei alemã da cerveja. Seria, este caso uma jogada de Marketing as avessas? Aguardemos…

Cláudia Abalen

Pois meu paladar é mineiro, e amo as cervejas de Nova Lima!

Flavio Guimaraes

Voce tambem tem muito a “apreender”.

Fred

“fornado nas entranhas”…isso é uma bichona! E analfabeta ainda por cima…

Mauro

Fabiano ;primeiramente gosto cada um tem o seu ,caso vc nao saiba esta regiao juntamente com BH são consideradas a Belgica Brasileira , pela diversificação e pela qualidade da cerveja produzida ,mas como vc só conhece cervejas da Ambev ( nada contra) nao vai entender o que isso significa

Mauro

vc é tao conhecedor de cerveja que não conseguiria citar 3 cervejas Germanicas nativas
(Eisenbahn nao entra)

Joao Pedro Stringheta

Engraçado é que ano após ano, as cervejas das cercanias de Nova Lima vencem concursos de degustação que são realizados nas entranhas da Vila Germânica.

Zog5000

Pode pegar as cervejas germânicas, embrulhar e acomodá-las nas suas entranhas.

Helder Caires

Cadeia…

Bruno

Mais peraí…. do nada falaram da backer?
Não há o que se preocupar então, afinal nenhuma das pessoas tomaram a cerveja…. E se tomaram, tem que trazer a tona o que realmente fez elas passarem mal… até lá tem que investigar…

Eduardo de Moura Penna

Qdo li a noticia pela primeira vez estava tomando uma Belorizontina. Fui bebendo e lendo a noticia. Num é que as duas acabaram juntas! Levantei, fui até a geladeira, peguei outra Belohorizontina, enchi o copo e segui lendo minhas msns ao sabor desta cerveja deliciosa.

lamasbr

hahahahaha acredita que estava fazendo o mesmo? E é verdade, tinha comprado uma caixa fechada (15 garrafas) para o ano novo e coincidentemente todas as vezes que recebi a mesma fake news, estava com uma garrafinha aberta e estava pouquinho gelada viu…

comment image
comment image
comment image

Lucas Vieira

Vai beber ela toda agora?

lamasbr

Na verdade quando você comentou isso, eu já havia bebido todas. E tô bem, obrigado por perguntar. O lote não era nenhum dos que foram contaminado por DEG, que até a publicação da matéria, não se passava de um boato espalhado por whatsapp.

José da Silva

Vá lá beber mais, falastrão !!!!!!!!

Arauto de Galactus

Imbecil

Malaquias

Meus pêsames.

Murilo Garcia Valadares

Leia os jornais agora, 09/01, 20:00 horas

Eduardo de Moura Penna

Tomei mais duas ontem e estou aqui. Acabaram as minhas. Então estou com a Xwalls hoje……

Victor Matoso

Boa sorte!

Pedro Conte

Mande noticias

Eduardo de Moura Penna

Estou bem, Graças a Deus!!! Obrigado!!!

Arauto de Galactus

Trouxa.

Bruno Marques

Espero que tenha sobrevivido.

edilson nunes maia

Quem toma Backer tem que se lascar mesmo.

Mauro

Mais um cliente da AMBEV

luiz

Isto e coisa dos petralhas para atrapalhar o empresário eles só gostam de skol porque ele ajudava o PT nas corrupçoes

Everaldo Ribeiro Cassimiro

Fala besta!

Leo Souza

Cê acredita mesmo nessa besteira que voce escreveu? Tá boateiro como a pessoa citada na materia

Murilo Garcia Valadares

E foi a cerveja mesmo. Apague seu comentário que ainda dá tempo,

Vaelton Fonseca

Lá vem um bolsotrouxa falando de PT. PARA QUE TÁ RIDÍCULO.

Marco Tulio Pereira Pereira

Hoje em dia temos que duvidar de tudo. Cerveja não dava diarréia. Tem cerveja aí que tá uma merda literalmente escrevendo…!!! Aa ganência em vender o maior número de cerveja e gangar dinheiro, faz com que cervejas vem caindo realmente de sua qualidade antes espetaculer. A Brahma é uma delas. E como estão sendo feitas cervejas no Brasil?

lamasbr

Com milho, principalmente as da Ambev.

Lauar

Investigar e caso houve má fé , que a justiça puni…hummmmmmmmm ai mora o problema, a justiça punir…tá ai o STf como exemplo de como aplicar a Lei……

Ales Lop

se ainda nao foi nada confirmado nem se sabem causas, não se pode também isentar as cervejas “artesanais”. Independente de comentarios em whatsapp, o que se comenta em toda esquina, onibus e grupos de trabalho é isso. São comentários que existem e não se pode impedir que se comente isso em casa ou com amigos, por exemplo. Tem que se verificar e apurar a causa. Mas tudo pode ser, inclusive alguma bactéria em situação específica ou alimento específico. As empresas só gostam de elogios nas redes, mas críticas e riscos eles nao aceitam ne.

Ales  Lop

….como se nunca tivesse caso de alimento contaminado nesse país…..tudo é possível. Reveillon tem muito alimento e bebida comuns, que podem ter causado isso.

Shachobier

O que o brasileiro bebe como cerveja
Você é tão inocente, que acredita que toma cerveja no Brasil.
Brasileiro na sabe o que é cerveja, toma Bebida alcoólica a base de cevada e diz que toma cerveja. Eu já tomei Cerveja Brhama e Ceveja Antártica, isso foi lá no século passado, nos anos 60. Hoje Brhama, Antártica e outras bebidas alcoólicas a base de cevada, deveriam seguir o exemplo, dos honestos fabricantes de CIDRA, estes não rotular sua bebida como vinho espumante. Esses engarrafado alcoólicos a base de cevada não deveriam conter em seu rótulo a denominação de cerveja, deveriam apenas conter, a correta rotulação de “Bebida a base de cevada”. Enquanto acreditarmos nesta coisas, acreditarmos que Papai Noel, fala rouco e já foi presidente.

Vando Araso

ótimo motivo para parar de beber esta bebida nojenta que mais parece xixi de vaca do que bebida. E bom motivo também para não usar redes sociais que só espalham futrica, violência e prostituição

Ildeu Ramires

Já tomei três Backer hoje,,, e vou tomar mais VIVA A VIDA……

Lucas Vieira

Amanhã também?

pablo guilherme Rodrigues

“disseminar notícias falsas é crime”. Fala isso com o bozo, ele só anda disseminando notícias falsas, porque ele não foi preso até hoje?

Antonio Carvalhaes

Parece que a fakenews não é tão fake assim, se não a policia e o MAPA não precisariam de ir na Backer investigar.

Lucas Vieira

E acharam!

FT

Isso mesmo, tem que meter os ferros nesses idiotas que enviam qualquer besteria pelas redes sociais.

Atleticano Chato

TEM QUE BOTAR NO CU DE UM PILANTRA ESPALHADOR DE FAKE NEWS ASSIM

Sim, fake news nascem desta forma. Mas porque diabos, citaram esta cerveja? Eu, particularmente oktobeiro de escol, com paladar fornado nas entranhas da Vila Germânica há mais de 15 anos, não acho as cervejas mineiras das cercanias de Nova Lima, boas. Tem muito a apreenderem… Poucas seguem a lei alemã da cerveja. Seria, este caso uma jogada de Marketing as avessas? Aguardemos…

Flavio Guimaraes

Voce tambem tem muito a “apreender”.

Mauro

Fabiano ;primeiramente gosto cada um tem o seu ,caso vc nao saiba esta regiao juntamente com BH são consideradas a Belgica Brasileira , pela diversificação e pela qualidade da cerveja produzida ,mas como vc só conhece cervejas da Ambev ( nada contra) nao vai entender o que isso significa

Fred

“fornado nas entranhas”…isso é uma bichona! E analfabeta ainda por cima…

Zog5000

Pode pegar as cervejas germânicas, embrulhar e acomodá-las nas suas entranhas.

Mauro

vc é tao conhecedor de cerveja que não conseguiria citar 3 cervejas Germanicas nativas
(Eisenbahn nao entra)

Joao Pedro Stringheta

Engraçado é que ano após ano, as cervejas das cercanias de Nova Lima vencem concursos de degustação que são realizados nas entranhas da Vila Germânica.

Cláudia Abalen

Pois meu paladar é mineiro, e amo as cervejas de Nova Lima!

Luiz Menezes

Mais uma razão para as pessoas pararem de usar redes sociais – não são necessárias, não melhoram a vida de ninguém, não fazem falta nenhuma!

hugo carvalho

E vc usando uma pra comentar aqui

Ales Lop

vdd

Flavio Guimaraes

Então pra que voce está dando palpite aqui?

Atleticano Chato

MELHORARAM A MINHA SIM

E ISSO EM QUE VOCE DIGITOU ESSE COMENTARIO É UMA REDE SOCIAL

Eduardo de Moura Penna

Qdo li a noticia pela primeira vez estava tomando uma Belorizontina. Fui bebendo e lendo a noticia. Num é que as duas acabaram juntas! Levantei, fui até a geladeira, peguei outra Belohorizontina, enchi o copo e segui lendo minhas msns ao sabor desta cerveja deliciosa.

lamasbr

hahahahaha acredita que estava fazendo o mesmo? E é verdade, tinha comprado uma caixa fechada (15 garrafas) para o ano novo e coincidentemente todas as vezes que recebi a mesma fake news, estava com uma garrafinha aberta e estava pouquinho gelada viu…

comment image
comment image
comment image

Helder Caires

Cadeia…

edilson nunes maia

Quem toma Backer tem que se lascar mesmo.

Mauro

Mais um cliente da AMBEV

Bruno

Mais peraí…. do nada falaram da backer?
Não há o que se preocupar então, afinal nenhuma das pessoas tomaram a cerveja…. E se tomaram, tem que trazer a tona o que realmente fez elas passarem mal… até lá tem que investigar…

luiz

Isto e coisa dos petralhas para atrapalhar o empresário eles só gostam de skol porque ele ajudava o PT nas corrupçoes

Everaldo Ribeiro Cassimiro

Fala besta!

Ales Lop

….como se nunca tivesse caso de alimento contaminado nesse país…..tudo é possível. Reveillon tem muito alimento e bebida comuns, que podem ter causado isso.

Ales Lop

se ainda nao foi nada confirmado nem se sabem causas, não se pode também isentar as cervejas “artesanais”. Independente de comentarios em whatsapp, o que se comenta em toda esquina, onibus e grupos de trabalho é isso. São comentários que existem e não se pode impedir que se comente isso em casa ou com amigos, por exemplo. Tem que se verificar e apurar a causa. Mas tudo pode ser, inclusive alguma bactéria em situação específica ou alimento específico. As empresas só gostam de elogios nas redes, mas críticas e riscos eles nao aceitam ne.

Vando Araso

ótimo motivo para parar de beber esta bebida nojenta que mais parece xixi de vaca do que bebida. E bom motivo também para não usar redes sociais que só espalham futrica, violência e prostituição

Marco Tulio Pereira Pereira

Hoje em dia temos que duvidar de tudo. Cerveja não dava diarréia. Tem cerveja aí que tá uma merda literalmente escrevendo…!!! Aa ganência em vender o maior número de cerveja e gangar dinheiro, faz com que cervejas vem caindo realmente de sua qualidade antes espetaculer. A Brahma é uma delas. E como estão sendo feitas cervejas no Brasil?

lamasbr

Com milho, principalmente as da Ambev.

Ildeu Ramires

Já tomei três Backer hoje,,, e vou tomar mais VIVA A VIDA……

Victor Matoso

Boa sorte

Shachobier

O que o brasileiro bebe como cerveja
Você é tão inocente, que acredita que toma cerveja no Brasil.
Brasileiro na sabe o que é cerveja, toma Bebida alcoólica a base de cevada e diz que toma cerveja. Eu já tomei Cerveja Brhama e Ceveja Antártica, isso foi lá no século passado, nos anos 60. Hoje Brhama, Antártica e outras bebidas alcoólicas a base de cevada, deveriam seguir o exemplo, dos honestos fabricantes de CIDRA, estes não rotular sua bebida como vinho espumante. Esses engarrafado alcoólicos a base de cevada não deveriam conter em seu rótulo a denominação de cerveja, deveriam apenas conter, a correta rotulação de “Bebida a base de cevada”. Enquanto acreditarmos nesta coisas, acreditarmos que Papai Noel, fala rouco e já foi presidente.

pablo guilherme Rodrigues

“disseminar notícias falsas é crime”. Fala isso com o bozo, ele só anda disseminando notícias falsas, porque ele não foi preso até hoje?

Lauar

Investigar e caso houve má fé , que a justiça puni…hummmmmmmmm ai mora o problema, a justiça punir…tá ai o STf como exemplo de como aplicar a Lei……

Pedro

E agora que descobriram que é a cerveja que estava adulterada e contaminada?!?!

Como saber se a cerveja na minha casa é segura ou não ?

Victor Matoso

Na dúvida devolva e exija seu dinheiro de volta. É o que eu faria.

Fabian Arreguy

Envie para os órgãos de vigilância sanitaria. Principalmente se forem dos lotes que podem ter sofrido adulteração

Murilo Garcia Valadares

Fake News é?

Renata Moraes Martins

Pois é

Atleticano Chato

IH MOIÔ

Lucas Borges

Pelo visto, de acordo com a reportagem veiculada aqui no portal.uai, vao colocar e na b. E da cervejaria!!! Cautela não se confunde com fake news..aguardemos o resultado final

Renata Moraes Martins

Parece que a fake News não era tão fake assim! Pelo menos é o que diz o laudo da polícia civil! Dietilenoglicol em dois lotes diferentes!

Victor Matoso

A cerveja matou 1 e levou 9 ao CTI, parabéns pela matéria.. vocês podem ter contribuído para mais alguns morrerem ou se internarem.

Fred Barros

Fake é ?

DANIEL VIEIRA DE PINHO
Gerson Júnior

A AMBEV agradece… acabou a preferência pelas “artesanais’…

Alexandre

A AMBEV não é contra as cervejas artesanais. Para quem não sabe, a AMBEV está no mercado de cervejas artesanais ao menos desde 2015, quando adquiriu as Cervejarias Wals (de BH) e a Colorado (de Ribeirão Preto).

Bruno Rodrigues

Uai… o laudo da Polícia Civil de Minas é fake news também?

Jefferson Oliveira

“A Backer já identificou autor de boato contra a cerveja Belorizontina. A empresa foi envolvida em uma onda de informações falsas que tomou conta das redes sociais no último fim de semana.”

Filha, vc não tem a menor condição de exercer essa profissão.

Arauto de Galactus

Filha, blogueira comprada. Venal.

alexandre fletes

Parece que não era fale nan porque ontem vi a notícia na televisão a empresa sendo fechada porque está contaminada esses dias me veio no ZAP vim pesquisa aqui e dizia que era fake e ontem vi a notinot na televisão agora começo a desconfiar das outras notícias se realmente era fake mesmo ou verdadeira

Bruno Marques

Já morreram 3 pessoas. Parabéns pelo jornalismo de vocês.

Paulo Tiger Claw

É… Parece que virou o jogo. Agora além dessa cervejaria ser processada, vai fechar as portas. Pois quem vai beber dessa cerveja depois desse problemão q deu?

Samuel Costaneto

Arreguy arrregou e nem fala mais nesse assunto