A cerveja de aniversário de BH será especial! Uma colaborativa produzida por dezoito cervejarias da região metropolitana de Belo Horizonte. A capital mineira completa, em 2019, 122 anos de vida. Para celebrar a data, a cervejaria Wals decidiu fabricar uma cerveja que marcasse, não só o aniversário da cidade, como também seus 20 anos de fundação. Na elaboração do projeto, no entanto, a Wals entendeu que uma homenagem completa à cidade não poderia se reduzir a uma única cervejaria, afinal são dezenas delas instaladas na RMBH. Não é por acaso que a capital mineira tem sido apelidada de Bélgica brasileira.
E assim começaram os convites às cervejarias, feitos pelos mestres-cervejeiros Ricardo Canabrava e Célio Gutstein.
Neste exato momento, no Ateliê Wals, bairro Olhos d´Água, estão reunidas as cervejarias Albanos, Aleluia, Astúcia, Austen, Capa Preta, Corja, Évora, Falke, Krug, Kud, Laut, Norka, Pampulha, Sátira, Uaimii, 040 e Wals para definir a receita de duas cervejas comemorativas: uma para ser lançada neste ano e outra para ser guardada até o aniversário do ano que vem. Durante a reunião desta tarde, as cervejarias vão ser apresentadas à história de Belo Horizonte para que se inspirem ao elaborar as receitas. Serão formados grupos de trabalho para essa elaboração. E ao final, será feita uma votação que decidirá quais serão as duas cervejas produzidas. A brassagem conjunta está marcada para a segunda semana de dezembro.
De acordo com Leandro Mendonça, diretor da Wals, o objetivo do projeto é presentear a cidade com uma cerveja que realmente reflita sua história.
A cerveja comemorativa do aniversário de Belo Horizonte ainda não tem nome e nem identidade visual, o que será decidido pelo grupo de trabalho também na reunião de hoje. Mas já se pode adiantar que será envasada em lata e comercializada somente nas lojas de fábrica de cada cervejaria participante do projeto.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.