Programa tFORMA é o nome do projeto criado pela Academia da Cerveja, pertencente à Ambev, em parceria com a Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres.
O que o tFORMA tem de especial?
Ele é voltado exclusivamente ao público trans e vai oferecer 120 vagas gratuitas para um curso de iniciação e capacitação no mercado de serviço de bares e universo cervejeiro.
O objetivo é incluir cada vez mais pessoas trans no segmento cervejeiro, ampliando a diversidade nos espaços de trabalho e democratizando o conhecimento sobre a bebida.
“Sabemos dos desafios encontrados pelas pessoas trans ao buscarem uma vaga de emprego e, por isso, acreditamos que essa capacitação é mais um caminho para que elas possam ampliar o horizonte de oportunidades no mercado de trabalho. “afirma Marília Kleber, uma das organizadoras do programa pela Academia da Cerveja
O curso tFORMA será realizado entre 27 de junho e 6 de julho, com aulas online e presenciais.
As experiências práticas serão realizadas nos seguintes bares parceiros:
- Goose Island e Hoegaarden em São Paulo
- Toca do Urso em Ribeirão Preto
- Bar DNA da Hocus Pocus no Rio de Janeiro
- Venezianos Bar em Porto Alegre
- Bohemia em Petrópolis
- Colombina em Goiânia
- Caatinga Rocks em Maceió.
Os participantes ganharão vale-transporte para o encontro presencial.
Dentro do conteúdo do tFORMA estão estilos, princípios básicos de harmonização, serviço de cervejas especiais, além de comunicação, marketing digital, redes sociais e elaboração de currículo.
Serão 14 horas de capacitação com um certificado de conclusão de curso ao final.
As inscrições para o Programa tFORMA já estão abertas no site da Academia da Cerveja (https://www.academiadacerveja.com/landing).
Podem participar pessoas maiores de 18 anos que residam em Goiânia (GO), Maceió (AL), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP) e São Paulo (SP).
As vagas do curso são preferencialmente para pessoas trans, mas podem ser disponibilizadas para outros grupos da comunidade LGBTQIA+, caso não sejam preenchidas em sua totalidade.
Leia + sobre inclusão no segmento cervejeiro
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.