Pão e Cerveja

Cerveja suculenta é a nova onda

Texto originalmente publicado em 22/01/2017 no caderno Degusta do Jornal Estado de Minas 

Reinventar a moda é algo que todo mundo sabe que existe. Reinventar a cerveja, no entanto, pouca gente percebe que há. Pois a cada ano, semestre, ou até mês, tem algum cervejeiro inspirado revisitando velhas formas de se produzir a bebida e introduzindo novos elementos para trazer mais atrativos à cerveja. A nova moda, criada pelos americanos da região de Vermont, é a New England IPA, ou Juicy IPA, como a maioria tem chamado. Trata-se de uma cerveja inspirada no estilo india pale ale, que ganha notas cítricas e de frutas tropicais vindas das variedades de lúpulo desenvolvidas nos Estados Unidos.

A cerveja também recebe inovações, com a introdução de outros grãos, como trigo e aveia, que lhe dão um corpo cheio, denso, cremoso, suculento – exatamente a tradução para o apelido “ Juicy”. O intenso uso do lúpulo, ao contrário do que possa sugerir, não deixa o novo estilo mais amargo. Isso porque a planta é utilizada de forma a conferir muito mais aroma do que sabor.
Assim sendo, a Juicy IPA nos dá a sensação de tomar um suco de frutas, pela sua consistência e pelas notas frutadas e cítricas, muito interessante para o nosso clima, por sinal. No fim do ano passado, essa reinvenção cervejeira começou a ser muito comentada pelos cervejeiros brasileiros, que não demoraram nada a querer produzi-la. O resultado é que agora, no primeiro mês de 2017, vários rótulos de Juicy IPA foram lançados por cervejarias de todo o país. Em Minas Gerais, a cervejaria Verace, de Nova Lima, acaba de produzir a Santê, cerveja criada pelo Bar Protótipo, e na semana que vem produz a Take Five – Juicy IPA elaborada por alunos de todas as turmas da Academia Sommelier de Cerveja. Em breve, essa cerveja será posta no mercado pela própria Verace. Agora você já sabe! Viu no rótulo Juicy IPA? Pode experimentar sem medo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Líquido e Certo