Pão e Cerveja

Conheça a Mountain IPA, mais uma variação das IPA

Medalha de bronze na Colômbia

Primeira Montain IPA brasileira é premiada

O gráfico criado pela Odell explica o que é o estilo Mountain IPA
Cerveja Mountain IPA Odell define o novo estilo

Mountain IPA é o mais novo subestilo das cervejas IPA. Criado por cervejeiros do Colorado, Estados Unidos, a variação ficaria entre o amargor das West Coast e East Coast, a suculência das Neipa e a doçura enjoativa das milkshake IPA.

Por ter surgido no Colorado, estado norte-americano famoso por suas rochas vermelhas, a nova versão foi batizada de Mountain IPA.

As principais características dela são: doses elevadas de lúpulo e teor alcóolico médio a alto, acima dos 6%

As variedades de lúpulo utilizadas devem refletir as inovações americanas, com suas notas tropicais. A cerveja deve ter aroma de suco de frutas, mas não pode receber nenhum adjunto ou fruta.

Três cervejarias norte-americanas têm sido as difusoras dessa nova versão de IPA: Odell Brewing Co. , The Shed Brewing e The Oskar Blues Brewery. Suas versões do novo estilo têm teor alcóolico entre 6,5% e 8%.

Cashmere, Sabro, Strata, Simcoe, Chinook, Centennial, Zappa, Enigma são algumas das variedades dos lúpulos que dão personalidade aos exemplares do novo estilo. Na cerveja Mountain Standard IPA, da Odell, é feito um triplo dry-hopped para acentuar os aromas de abacaxi, manga e laranja vindos dos lúpulos.

Primeira Mountain IPA brasileira ganha prêmio na Colômbia

A Cervejaria Albanos do Brasil já tem uma cerveja neste novo estilo. Em contato com Doug Odell, criador dele, o mestre-cervejeiro Pablo Carvalho elaborou uma receita seguindo os parâmetros repassados pelo cervejeiro norte-americano.

Minas Gerais também é um estado definido por suas montanhas. O estilo de vida do mineiro – introspectivo, desconfiado – é moldado por elas. Por isso, nada mais adequado do que produzir essa variação de IPA homenageando o estado em seu relevo.

A Mountain IPA Albanos está apenas em seu primeiro lote, mas já foi premiada, no último dia 7 de dezembro, com medalha de bronze na Copa Tayrona, realizada na Colômbia.

Mountain IPA Albanos ganha medalha de bronze, dentro da categoria Hazy IPA, na Copa Tayrona da Colômbia

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Novidades