Pão e Cerveja

Conheça a Mountain IPA, mais uma variação das IPA

Medalha de bronze na Colômbia

Primeira Montain IPA brasileira é premiada

O gráfico criado pela Odell explica o que é o estilo Mountain IPA
Cerveja Mountain IPA Odell define o novo estilo

Mountain IPA é o mais novo subestilo das cervejas IPA. Criado por cervejeiros do Colorado, Estados Unidos, a variação ficaria entre o amargor das West Coast e East Coast, a suculência das Neipa e a doçura enjoativa das milkshake IPA.

Por ter surgido no Colorado, estado norte-americano famoso por suas rochas vermelhas, a nova versão foi batizada de Mountain IPA.

As principais características dela são: doses elevadas de lúpulo e teor alcóolico médio a alto, acima dos 6%

As variedades de lúpulo utilizadas devem refletir as inovações americanas, com suas notas tropicais. A cerveja deve ter aroma de suco de frutas, mas não pode receber nenhum adjunto ou fruta.

Três cervejarias norte-americanas têm sido as difusoras dessa nova versão de IPA: Odell Brewing Co. , The Shed Brewing e The Oskar Blues Brewery. Suas versões do novo estilo têm teor alcóolico entre 6,5% e 8%.

Cashmere, Sabro, Strata, Simcoe, Chinook, Centennial, Zappa, Enigma são algumas das variedades dos lúpulos que dão personalidade aos exemplares do novo estilo. Na cerveja Mountain Standard IPA, da Odell, é feito um triplo dry-hopped para acentuar os aromas de abacaxi, manga e laranja vindos dos lúpulos.

Primeira Mountain IPA brasileira ganha prêmio na Colômbia

A Cervejaria Albanos do Brasil já tem uma cerveja neste novo estilo. Em contato com Doug Odell, criador dele, o mestre-cervejeiro Pablo Carvalho elaborou uma receita seguindo os parâmetros repassados pelo cervejeiro norte-americano.

Minas Gerais também é um estado definido por suas montanhas. O estilo de vida do mineiro – introspectivo, desconfiado – é moldado por elas. Por isso, nada mais adequado do que produzir essa variação de IPA homenageando o estado em seu relevo.

A Mountain IPA Albanos está apenas em seu primeiro lote, mas já foi premiada, no último dia 7 de dezembro, com medalha de bronze na Copa Tayrona, realizada na Colômbia.

Mountain IPA Albanos ganha medalha de bronze, dentro da categoria Hazy IPA, na Copa Tayrona da Colômbia

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Novidades

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Breno Pelizer

Olá! Fizemos na Cervejaria Pelizer uma cerveja com esse conceito de Mountain IPA em 2018, nossa Vermont Goes West.
Não sei dizer se fomos os primeiros a fazer no Brasil, mas certamente foi antes da Albanos. (Mas não estou aqui para reivindicar títulos)
Na época nem tínhamos tido contato com esse conceito, mas o que os gringos pensaram foi exatamente o mesmo que nós quando elaboramos nossa cerveja.
Legal que o conceito está ser difundindo.
Cheers!