Cerveja midiática para representar uma sociedade midiática
Pão e Cerveja

Cerveja midiática para uma sociedade midiática

Ao longo da História a cerveja vem desempenhando papeis sociais diversos, que correspondem às demandas de cada sociedade em que está inserida. Natural, portanto, que na nossa sociedade midiática, na qual a vida privada se confunde com pública, na qual os fatos se desenrolam nas redes sociais, a cerveja necessite ser midiática para existir. É importante que a gente tenha essa visão mais ampla para discutir o conceito de qualidade e de novidade em se tratando de cerveja. Nesta semana, novamente falando em sociedade midiática, o mestre-cervejeiro norte-americano, Garrett Oliver causou ao publicar um artigo na The Morning Advertiser no qual critica as NEIPA, classificando o ” estilo” como sendo fruto da cultura do Instagram e mais uma das modas, ou manias, que ele, ao longo de seus 28 anos de carreira cervejeira, viu surgirem e desaparecerem. Engraçado ver as reações e comentários sobre o artigo, principalmente em um post no Facebook do mestre-cervejeiro brasileiro Alexandre Bazzo, que replicou o texto de Oliver. A maioria das pessoas encara como ofensa dizer que este ou aquele estilo de cerveja sejam moda. Mas não é o que temos visto acontecer de fato? Saisons, Imperial Something, Sours, BlaBlaBla IPAs… uma sucessão de novas preferências de mercado que substituíram umas às outras. É dinâmico o processo, sem dramas ou ofensas a meu ver.

Acho interessante a colocação de Garrett Oliver ao dizer que New England IPA é o primeiro estilo baseado nas mídias sociais. É a cerveja acompanhando o fluxo da história, como sempre aconteceu! Sabemos que vários fatores propiciaram o surgimento de novos estilos de cerveja ao longo dos séculos. Fatores geográficos, geológicos, políticos, econômicos e sociais. É preciso deixar para trás o conceito de que estilo de cerveja é dogma e é estático. Estilo reflete uma época. E se vivemos em uma época midiática, por que não um estilo surgido das mídias para representá-la?

Outra certíssima colocação, mas óbvia, do mestre Garrett: NEIPA pode ser uma cerveja gostosa, desde que seja bem feita. Mas isso se aplica a qualquer outro estilo, não? Existem cervejas bem feitas e cervejas mal feitas. Boas de se tomar ou não. Faz parte da natureza da bebida – ser boa para o consumo! E aí entramos na seara do consumidor: se ele quer beber NEIPA hoje e amanhã não quer mais, direito dele. Se é modinha ou não, também é direito de escolha do consumidor. O que não pode acontecer, e aí eu entendo a bronca dos produtores, é virar obrigação que toda cervejaria produza o estilo da moda. Isso não!

A diversidade de estilos disponíveis é o grande trunfo que o segmento de cervejas artesanais possui. Se fosse para o todo planeta beber o mesmo estilo, que ficássemos para sempre somente com as American Lager industriais!!

Me siga também nas redes sociais

Twitter@paoecerveja

Facebook.com/paoecerveja

Instagram@fabiana.arreguy

Ouça as colunas Pão e Cerveja

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Geraldo César

Fabiana, parabéns pelas publicações, sempre lúcidas e elucidativas. Me fale alguma coisa sobre a qualidade das cervejas Antártica e Brahma antes da AMBEV. Obrigado.