Pão e Cerveja

Conheça Maibock: a cerveja Bock clara feita especialmente para o mês de maio

Associada à primavera europeia, a Maibock é uma cerveja sazonal, feita para ser degustada no mês de maio

Maibaum, a maibock da Bamberg

Um dos poucos exemplares brasileiros do estilo Helles Bock

Maibock é a cerveja Bock feita especialmente para ser degustada no mês de maio. Também chamada de Helles Bock, como o próprio nome diz, ela é uma cerveja clara, dourada, um pouco diferente da Bock vermelha que conhecemos.

Aprendemos a associar o estilo aos meses de frio no Brasil. Isso por conta da Kaiser Bock, sucesso estrondoso da marca, lançada no final da década de 1980, sempre nos meses de julho.

Bock, por esse motivo, passou a ser a nossa cerveja de inverno.

Mas, na verdade, o estilo Bock é associado à estação da Primavera na Europa, época que marca também o período das colheitas.

Ao mesmo tempo, Bock é a palavra alemã que representa o bode. E ainda por cima, por ter se originado em Einbeck, dizem que seu nome é uma corruptela do nome da cidade, localizada na região norte alemã

Assim sendo, esse estilo tem várias associações: com a força do animal, com o clima mais ameno da Primavera, com a prosperidade dos tempos de colheita e com a cidade onde nasceu.

Maibock ou Bock de maio é diferente

É uma criação posterior à Bock escura, avermelhada, que data dos anos de 1300. Ela é também um pouco mais lupulada do que sua irmã mais velha.

Por ser feita com maltes claros, como Pilsen, Munich e Vienna, sua coloração se diferencia da Bock tradicional, ou Dunkles ( escura), sendo dourada.

O sabor também é diferente, sem o perfil caramelado que esperamos nas Bocks escuras.

Um estilo de cerveja pra lá de interessante, mas pouco explorado por cervejarias brasileiras. Uma pena.

Rótulos brasileiros da Maibock

Maibaum, a maibock da Bamberg
Um dos poucos exemplares brasileiros do estilo Helles Bock

Bamberg Maibaum ( São Paulo)

Cathedral Helles Bock ( Paraná)

Morada Punch Helles Bock ( Paraná)

Zehn Beer Helles Bock ( Santa Catarina)

A família Bock

Além da Dunkles Bock ( escura) e Helles ou Maibock ( clara), o estilo tem variações como a junção com as cervejas de trigo – Weizenbock , as Doppelbock e a cerveja que passa por congelamento – Eisbock

Em todas as suas variantes, Bock é um estilo de cerveja que privilegia os maltes e não os lúpulos. Sua robustez maltada desmente a máxima de que Lagers são sempre cervejas mais leves e pouco alcóolicas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.