Cerveja com maçã é a novidade que a cervejaria Sátira, de Minas Gerais, traz para o mercado e deve lançar oficialmente assim que a quarentena acabar.
Não é sidra, também um fermentado de maçã. É cerveja mesmo. Feita com maltes de cevada e de trigo, além do suco da fruta.
Cerveja com maçã já havia sido feita em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, pela cervejaria Província. Só que essa é uma sem álcool, premiada, inclusive, na Copa Cervejas de Porto Alegre em 2018.
A cerveja da Sátira é bem leve. Nada amarga, com IBU baixíssimo e bastante sabor de maçã. É uma Brut, de cor palha claríssima, extremamente carbonatada, envasada em garrafa de espumante, com o qual se assemelha. Uma delicadeza em sabor!
Também de maçã, sidras são opções
Feitas de maçã, as sidras também são a aposta da Cervejaria Antuérpia, de Juiz de Fora. Ela acaba de lançar uma linha de três diferentes sidras, cujas receitas são assinadas pelo cervejeiro e autor do livro Microbiologia da Cerveja, Carlos Henrique de Menezes.
As três sidras são:
- Dry – chamada Best Apple, é feita com maçãs brasileiras. ABV 6,5%
2. Semi- sweet Original – feita com um blend de maçãs. ABV 5,5%
3. Semi-sweet Rosè – com extrato de hibisco. ABV 5,5%
Por que no Brasil não agradam?
Para quem gosta de bebidas leves e frutadas, as sidras podem ser uma belíssima opção. Já falei sobre elas por aqui, contando inclusive a origem da bebida. Mas, ao que parece, o brasileiro tem mesmo preconceito em relação a sidra, devido ao (mal) educado paladar por marcas muito baratas vendidas no país.
Nos Estados Unidos e Inglaterra, as sidras são vendidas em todos os bares, servidas na pressão. Mais uma vez, quem sabe, o brasileiro pode ter a chance de se desfazer da má impressão que tem sobre a bebida?
Prove as sidras e a cerveja com maçã e trace um veredicto mais justo sobre os fermentados da fruta.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.