Pão e Cerveja

Lançamento da semana: Wit Toekan da Abadia das Gerais

Cervejas Witbier são delicadas e refrescantes, ideais para o clima tropical e para harmonizar com comidas leves e pouco gordurosas.

A nova witbier mineira chama-se Toekan

Lançada pela Abadia das Gerais, a Toekan é bastante fiel ao estilo.

Abadia das Gerais lança Toekan, uma bela Witbier apresentada ao público nesta semana em Minas Gerais. Com ela, a caçula das microcervejarias do Jardim Canadá completa quatro rótulos de origem belga, todos com nomes inspirados na fauna brasileira grafados na língua flamenga.

Toekan é a Witbier da Abadia das Gerais lançada durante a quarentena
O tucano, em língua flamenga, dá nome ao novo rótulo

Toekan é uma witbier bastante fiel ao estilo, com aroma e sabor bem delicados. Esse estilo é definido justamente por sua refrescância e delicadeza, o que os cervejeiros Danilo Mendes e Marcelo Magnabosco conseguiram traduzir com maestria.

O que tem a Wit da Abadia das Gerais

Os cítricos característicos dos ingredientes – cascas de laranja amarga e sementes de coentro – estão presentes equilibradamente, bem como os aromas fenólicos de fermentação ( que sentimos como um toque de especiarias, em particular o cravo-da-índia).

O corpo leve da cerveja, e ao mesmo tempo macio devido ao uso de aveia na composição, traz muita drinkability ( que é a facilidade de se beber ). Aliado à carbonatação mais alta, faz com que a sensação de refrescância seja ainda maior.

Um detalhe bem interessante da Toekan é a secura no fim de boca, que nos faz salivar e pedir um gole a mais. A lupulagem também é mais pronunciada, impedindo que a cerveja seja doce e enjoativa.

Lançamento em tempos de quarentena

Para o lançamento em tempos de quarentena, a Abadia das Gerais optou por fazer uma live em conjunto com a Escola Mineira de Sommelieria, dando dicas sobre o estilo e também de harmonizações. Dois pratos foram criados pelo chef consultor Juliano Caldeira para harmonizar com a Toekan. As receitas dos pratos podem ser conferidas aqui

A Abadia das Gerais foi inaugurada em agosto de 2019, na antiga fábrica da Cervejaria Taberna do Vale, que foi totalmente reformada pelos sócios Marcelo e Danilo.

O nome – Abadia das Gerais – remete justamente ao lema da cervejaria: “Inspirados nas melhores receitas belgas, com o coração e a simplicidade mineira.”, que mostra a opção preferencial pelos estilos franco-belgas.

Os quatro rótulos produzidos hoje pela cervejaria são:

  • Luiaard – uma Belgian Dubbel
  • Glimworm – uma Belgian Pale Ale
  • Goudvis – uma Belgian Blond Ale
  • Toekan – uma Witbier
A Abadia das Gerais atualmente conta com 4 rótulos belgas em seu portfólio
Todos os rótulos são batizados com elementos da fauna brasileira grafados em língua flamenga

Durante a quarentena a Abadia das Gerais está operando o próprio delivery. As cervejas podem ser encomendadas pelo telefone (31)983697666.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.