Categories: Líquido e Certo

Cerveja-surpresa

Adoro surpresas! Pode ser festa-surpresa, carta-surpresa, convite-surpresa… até surpresinha de kinder ovo me encanta! O que dizer então de uma cerveja que surpreende? Topei com ela há algumas semanas. Foi lá em Blumenau, Santa Catarina, onde estive participando como juíza no 1º Concurso Brasileiro de Cervejas. A tal surpresa ganhou medalha de ouro e não podia ser diferente, porque cada gota dela enche a boca com tamanha gostosura. Produzida pela microcervejaria paranaense Bodebrown em parceria com a norte-americana Stone, a Cacau IPA é uma bebida inusitada. Isso porque o estilo India Pale Ale não parece ser o mais apropriado para o acréscimo de cacau, ou chocolate.

E não é que a mistura deu certo? O que surpreende é olhar para a cerveja e não perceber nada de diferente na aparência. Cor dourado profundo, brilho e transparência, corpo médio. O aroma é de lúpulo, lembrando frutas cítricas. Um leve adocicado, que entranha nas narinas, poderia denunciar o cacau, mas também pode ser interpretado como aroma advindo do malte, portanto até aí nada de diferente. Quando se coloca o líquido na boca é que percebemos que ali está uma bebida nada comum! No primeiro momento do gole é o amargor pronunciado dos lúpulos que sentimos. A refrescância está mantida. Mas ao engolir… aí a mágica acontece! No meio da língua sentimos uma explosão de sabor de chocolate branco. Sabe aquele bombom antigo, disputadíssimo nas caixas de chocolate amarelinhas, chamado Operetta? É aquele gosto que fica na boca.

Conversando com Samuel Cavalcanti, o criador da Cacau IPA, fiquei sabendo que a ideia era produzir uma cerveja que tivesse DNA da Califórnia, onde fica a microcervejaria Stone, e ao mesmo tempo do Brasil. O estilo foi escolhido porque é o queridinho dos cervejeiros artesanais americanos, que adoram brincar com os lúpulos tão característicos das IPA’s. Pensaram em acrescentar um elemento tropical, para dar o sabor brasileiro. A primeira aposta era o café, mas descobriram que lá mesmo na Califórnia já havia uma cerveja do mesmo estilo com o ingrediente.

Foi então que a ideia abençoada surgiu. Cacau! Muitas pesquisas foram feitas para acrescentá-lo à bebida, sem que ficasse enjoativa, sem que mudasse o corpo, sem que alterasse a cor. Ainda bem que conseguiram. O resultado é a surpresa que tanto encantou todos que experimentaram esse lançamento em Blumenau. Ela ainda não chegou a Belo Horizonte, mas aguarde porque será breve essa entrada em nosso mercado. Se topar com uma dessas garrafinhas, agarre logo a sua e surpreenda-se como eu

Fabiana Arreguy

Posts Recentes

Cervejaria Küd convida o público para produção assistida de uma nova cerveja

Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich

% dias

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…

% dias

Conheça Maniacs – a cervejaria que vai representar o Brasil na Feira Internacional da Indústria de Bebidas Inbibe Live 2022

Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…

% dias

Ambev se junta a escolas cervejeiras do Brasil para capacitar pessoas Trans

Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…

% dias

Projeto Manipueira quer utilizar microorganismos presentes na mandioca para fermentar cervejas únicas e locais

A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…

% dias

Há uma Flor do Campo no asfalto de Santa Efigênia

A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…

% dias

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!