Líquido e Certo

Lendas Cervejeiras 2

Ontem falei por aqui sobre certas “ verdades” nada verdadeiras que de tão repetidas tornam-se lei. Fiquei de complementar o assunto lendas cervejeiras. E aqui estão  mais algumas que merecem ser explicadas para tentar colocar alguns pingos nos iis.

Pergunto: verdadeiro ou falso?

Cerveja escura é mais forte e encorpada (Falso) – Muita gente repete, eu mesma já ouvi um milhão de vezes, que não gosta de cerveja escura porque ela é muito forte. Devo lhes dizer que essa é uma afirmação totalmente sem sentido. A cor da cerveja não está relacionada ao teor alcoólico dela, muito menos ao corpo. As únicas coisas que definem cor em uma cerveja são o grau de torrefação do malte ou, no caso de adição de frutas e outros aditivos, a coloração deles. Se temos um malte apenas seco,a cerveja será bem clara. Se levemente torrado, teremos uma cerveja com tons âmbar. Se caramelizado, temos uma cerveja castanha. Se completamente torrado, temos uma bebida negra. É claro que o perfil de sabor da bebida também muda de acordo com esses graus de torrefação. Quanto menos tostado, mais o malte nos trará sabores de cereais in natura, lembrando o gosto de um pão claro. E quanto maior a torra, mais chocolate ou café sentiremos no aroma e no sabor.

Álcool e gás são colocados na cerveja (Falso) – Outra pergunta que volta e meia me fazem: em que momento se coloca o álcool na cerveja?. E o gás? Ao que respondo: em nenhum! Álcool e gás carbônico são produtos da fermentação da cerveja. Justamente este é o papel da levedura cervejeira: transformar o açúcar liberado pelos grãos em álcool e gás. Dizem que quem faz a cerveja, na verdade, é a levedura exatamente por essa ação, que nos primórdios, lá na Suméria, era considerada uma obra mágica, divina. Afinal, as mulheres preparavam um mingau de grãos docinho e passados alguns dias o liquido deixava bem alegre quem o bebia! É ou não uma dádiva dos céus?.

Toda Pilsen é Lager, mas nem toda Lager é Pilsen ( Verdadeiro) – Não canso de ouvir, até em lojas, alguém dizer que não toma pilsen, só toma lager… o pior é que normalmente essa pessoa está com uma pilsen no copo! É importante entender que o termo “ Lager” refere-se à família de baixa fermentação das cervejas. Pilsen é somente um estilo produzido por essa forma de fermentação. É fácil entender se pensarmos na noção de conjunto, aquela que aprendíamos no primário, em que um elemento está ou não contido em um todo. Estilo é o elemento que está contido no conjunto Lager ou Ale, as principais famílias de fermentação.

Texto originalmente publicado em 28/06/2015 no caderno Degusta do Jornal Estado de Minas e reeditado para este site

Fabiana Arreguy

Posts Recentes

Cervejaria Küd convida o público para produção assistida de uma nova cerveja

Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich

% dias

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…

% dias

Conheça Maniacs – a cervejaria que vai representar o Brasil na Feira Internacional da Indústria de Bebidas Inbibe Live 2022

Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…

% dias

Ambev se junta a escolas cervejeiras do Brasil para capacitar pessoas Trans

Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…

% dias

Projeto Manipueira quer utilizar microorganismos presentes na mandioca para fermentar cervejas únicas e locais

A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…

% dias

Há uma Flor do Campo no asfalto de Santa Efigênia

A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…

% dias

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!