Líquido e Certo

Frutas na cerveja

Texto originalmente publicado em 5 novembro de 2017 no caderno Degusta do Jornal Estado de Minas

Pode parecer estranho a quem não sabe da existência de estilos centenários de cervejas que levam frutas em sua composição, mas daqui pra frente será cada vez mais comum ao brasileiro esse tipo de cerveja.

O interessante em tudo isso é que aos poucos, através das frutas de diferentes biomas às quais temos acesso no Brasil, vai-se criando uma identidade brasileira para as cervejas produzidas por aqui. O espanto de muitos, às vezes até uma rejeição imediata às fruit beers, vem da confusão de se pensar numa pilsen saborizada, o que concordo ser bizarro.

Na verdade, as bases para uma cerveja com fruta são estilos que combinam com o ingrediente, tais como as wit ou saisons belgas, ou ainda as alemãs ácidas Berliner Weisse. Eu, particularmente, gosto muito delas e consigo enxergar seu grande potencial. A brasilidade encontrada em uma cerveja com cajá, carambola, caju, goiaba e tantas outras me encanta e agrada muito ao paladar. Não tenho preconceito contra elas. Taí o segredo para se gostar: não formar conceitos antes de experimentar. Outra dica que dou é deixar de lado a ideia de que cervejas com frutas são necessariamente docinhas. Isso é um mito. Elas podem ser ácidas, bastante alcoólicas, envelhecidas em madeira, ganhando mais complexidade. E também podem ser doces, para quem prefere esse sabor. Muitas cervejarias nacionais têm apresentado rótulos do estilo e várias ganham prêmios lá fora por tal motivo. Logo, está na hora de olhar para as fruit beers com mais boa vontade, não?

PS: ( adendo ao texto original)

As frutas, tão importantes para a identidade das cervejas brasileiras, acabaram sendo o diferencial para a criação do primeiro estilo brasileiro de cerveja – Catharina Sour – tanto assim que a categoria entrou para o guia BJCP no ano seguinte à publicação deste texto.

Fabiana Arreguy

Ver Comentários

Posts Recentes

Cervejaria Küd convida o público para produção assistida de uma nova cerveja

Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich

% dias

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…

% dias

Conheça Maniacs – a cervejaria que vai representar o Brasil na Feira Internacional da Indústria de Bebidas Inbibe Live 2022

Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…

% dias

Ambev se junta a escolas cervejeiras do Brasil para capacitar pessoas Trans

Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…

% dias

Projeto Manipueira quer utilizar microorganismos presentes na mandioca para fermentar cervejas únicas e locais

A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…

% dias

Há uma Flor do Campo no asfalto de Santa Efigênia

A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…

% dias

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!