Pão e Cerveja

No dia mundial do chocolate confira dicas de como harmonizá-lo com cerveja

Melhor comemoração deste dia não há! Cerveja é um par perfeito para o chocolate.

Harmonização de chocolates e cervejas

Três propostas de preparações com chocolates acompanhadas de cervejas

Cerveja e chocolate são uma combinação mais do que consagrada. Já é um clássico das harmonizações com cerveja usar chocolates, em suas diversas composições.

Cerveja é uma bebida que tem alguns elementos importantes para compor sabores e texturas nesse tipo de combinação:

  • Amargor
  • Diferentes graus de torra do malte
  • Carbonatação
  • Acidez
  • Álcool

Já o chocolate tem características que precisam ser valorizadas ou amenizadas para que a composição com qualquer outro alimento ou bebida seja equilibrada:

  • Gordura
  • Dulçor
  • Amargor

Match perfeito!

Quando juntamos os dois podemos alcançar os objetivos acima descritos, encontrando, portanto, o terceiro sabor que tanto se busca em uma harmonização.

Chocolate e cerveja. Chocolate com cerveja. Cerveja com chocolate.
A cerveja pode ser feita com chocolate

Enquanto o chocolate traz gordura para as papilas gustativas, a cerveja – através do álcool, carbonatação e amargor ou acidez – faz a limpeza do paladar, preparando nossa boca para um próximo naco do alimento.

Se o chocolate é extremamente doce, cremoso, amanteigado, a cerveja oferece contrapontos como acidez intensa dos estilos sours, ou amargor profundo dos estilos mais lupulados.

Quando o chocolate desperta nossos sentidos com seu cheiro torrado, a cerveja pode acrescentar mais notas de torrefação do malte, emparelhando os sabores semelhantes.

Até os chocolates recheados, seja com caramelo ou frutas, encontram um par perfeito em determinadas cervejas, que também podem apresentar os mesmos elementos.

Por aí você já percebeu que cerveja e chocolate são um match perfeito! Por isso não há como resistir a um casal tão harmonioso.

Dicas de como harmonizar

Chocolates em diferentes versões
Diferentes versões, sabores e texturas para o chocolate/ By Chef Ana Sílvia Valadão

Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate, 7 de julho, preparei uma tabelinha bastante simplificada que pode ajudar nos primeiros passos da harmonização de chocolate e cerveja:

  • Chocolate ao leite cai muito bem com cervejas mais amargas, que tenham notas carameladas, ou que lembrem nuts,  ou ainda aroma e gosto de café. Tudo isso vem do malte!
  • Chocolate meio-amargo/ amargo vai muito bem com cervejas mais adocicadas, nas quais as notas de chocolate, de cookies, de toffee se sobressaiam. Assim o conjunto não fica enjoativo!
  • Chocolate branco fica delicioso com cervejas ácidas por si só. Mas, se  elas vierem com frutas vermelhas, aí o pecado da gula é inevitável!
  • Chocolate Rubi, essa nova modalidade do alimento, que tem coloração naturalmente rosa, sem uso de corantes, e sabor cítrico instigante, fica muito bem acompanhado de cervejas que também tragam notas cítricas e condimentadas, tais como Saisons e BelgianWits.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.