Dicas e Curiosidades

Goiaba, pitanga, figo em calda. Cervejarias pequenas e notáveis colocam Minas Gerais na garrafa

Gose com goiaba e pitanga e Tripel com doce de figo são as cervejas que quero destacar, bem como recomendar, hoje por aqui.

Produzidas por duas minúsculas cervejarias, Gosling e Seu Tomé ( esta é cigana, nem fábrica própria tem), as duas cervejas me impressionaram bastante esta semana, tornando meu fim de semana muito feliz!

A Gose com goiaba e pitanga

Os rótulos da Gosling homenageiam monumentos de Belo Horizonte/ Foto: Fabiana Arreguy

A gose com goiaba e pitanga da Gosling eu já conhecia, porque sempre foi a minha pedida em chope no Mr.Hoppy da Praça Tiradentes, em Belo Horizonte.

Aliás, me lembro bem do cervejeiro Bernardo Gosling , desde os tempos de cervejeiro caseiro associado à Acerva MG, quando já trabalhava bem com essas frutas, tendo conquistado prêmios nos concursos da associação. Isso ha 8 anos pelo menos.

O azedinho equilibrado, com o leve salgado característico do estilo, mais o gostinho das frutas são um convite ao próximo gole. A boa notícia é que essa cerveja está sendo envasada e pode ser tomada em casa!

Uma das traduções da cultura gastronômica mineira, a gose com goiaba e pitanga combina demais com o nosso paladar, trazendo um gosto de infância sem igual. Para completar, o rótulo foi batizado de Coreto, lembrando um dos monumentos mais queridos da capital mineira, encravado na Praça da Liberdade.

A Tripel com doce de figo

Seu Tomé é uma cervejaria cigana e tem utilizado frutas bem típicas da gastronomia mineira

O meu outro destaque em cerveja é a Tripel com doce de figos da Cervejaria Seu Tomé, também de Belo Horizonte. Parece que foi uma cerveja feita sob medida pra mim! ( veja aqui o vídeo que fiz sobre ela)

O estilo escolhido pelo cervejeiro Jonas Ferraz não podia ser mais assertivo para receber o doce da fruta. Secura e picância do estilo abraçam e equilibram o ingrediente, que se ressalta logo no aroma e permanece na boca após engolirmos a cerveja.

O segredo, segundo o cervejeiro, foi utilizar não propriamente o figo, mas sim suas folhas, muito mais aromáticas que a própria fruta. O resultado é de fato impressionante.

As duas cervejas, Gose com goiaba e pitanga e Tripel com doce de figos, só me trazem a certeza do valor e do talento das cervejarias independentes mineiras. Mesmo de pequeno porte, elas são notáveis e merecem todos os holofotes sobre o trabalho que desempenham.

Cervejas com frutas já foram assunto por aqui. Relembre!

Fabiana Arreguy

Ver Comentários

    • A Gosling você encontra no Mamãe Bebidas. A Seu Tomé fez a cerveja com figo para teste e deve produzir em maior escala no próximo mês, portanto deve ser vendida a partir de julho

Posts Recentes

Cervejaria Küd convida o público para produção assistida de uma nova cerveja

Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich

% dias

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…

% dias

Conheça Maniacs – a cervejaria que vai representar o Brasil na Feira Internacional da Indústria de Bebidas Inbibe Live 2022

Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…

% dias

Ambev se junta a escolas cervejeiras do Brasil para capacitar pessoas Trans

Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…

% dias

Projeto Manipueira quer utilizar microorganismos presentes na mandioca para fermentar cervejas únicas e locais

A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…

% dias

Há uma Flor do Campo no asfalto de Santa Efigênia

A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…

% dias

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!