Sim! Eu já experimentei a Cerveja de Pizza que está sendo feita para a Festa Italiana 2018, marcada para o dia 10 de Junho, na Savassi, em Belo Horizonte. A cerveja é da Backer, com um detalhe para lá de especial: o cervejeiro italiano Alessio Selvaggio, da premiada Croce di Malto de Novara ( próximo a Milão), veio à capital mineira somente para produzi-la junto ao mestre-cervejeiro Sandro Duarte. Cervejas colaborativas não são novidade nesse segmento, mas a cada rótulo feito no regime temos novas visões sobre o processo produtivo, sobre estilos, sobre ingredientes. A troca de experiência é importantíssima para os cervejeiros, para as cervejarias parceiras e também para o público, que pode ter acesso a um produto único, já que normalmente as cervejas colaborativas são feitas apenas uma vez, sem entrar para o portfólio fixo das empresas. Essa cerveja especificamente vai dar o que falar. Feita por italianos ( Sandro Duarte é descendente) para italianos, não poderia deixar de conter sabores italianos.
Tive a honra de ser convidada a participar de alguns momentos da produção da cerveja. Por isso pude experimentá-la em primeira mão, ainda no tanque, sem maturar, sem carbonatar. E ainda assim gostei! Mesmo cética em relação ao sabor pizza anunciado, provei sem medo. E lhes digo: a cerveja vai ficar muito boa!
Conversando com os mestres-cervejeiros Sandro Duarte e Alessio Selvaggio ( ouça aqui a entrevista), fiquei sabendo que o estilo-base usado foi o de uma Wit, porém a levedura foi trocada para as de Saison. Por que? Para que a cerveja ficasse mais sequinha no final, deixando-a com drinkability maior. Foram utilizados também ingredientes especiais: tomates defumados e manjericão. Por isso o sabor identificado como pizza. Ambos, Sandro e Alessio, ficaram bem satisfeitos com o resultado alcançado, já projetando outras colaborações futuras, aqui e na Itália.
Cerveja do Verdemar
Falando em Backer e em cerveja colaborativa, ela acaba de lançar a Bernardynskye, feita sob encomenda dos Supermercados Verdemar para comemoração de seus 25 anos. A cerveja obedece a um estilo totalmente desconhecido para nós brasileiros, mas comum no Norte Europeu. A receita, bem como a produção em conjunto com o Sandro Duarte, são do Daniel Gontijo, da Smedgard, que tem se destacado por suas cervejas inspiradas nos países nórdicos. Mais uma parceria interessante para o mercado!
Me siga também nas redes sociais
Instagram @Fabiana.Arreguy
Twitter@paoecerveja
Facebook/paoecerveja
Facebook/Fabiana Arreguy
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Essa festa já foi muito boa. Na última edição , filas enormes e comida feita por pessoas que não conhecem a legítima comida Italiana…
Mas a cerveja será autêntica!!
Vamos enviar receitas..que tal está de pizza !
Gostaria de provar
Confere na Festa Italiana! Vai estar em todos os pontos de venda Backer por lá!
Gostaria de provar
Confere na Festa Italiana! Vai estar em todos os pontos de venda Backer por lá!
Vamos enviar receitas..que tal está de pizza !
Essa festa já foi muito boa. Na última edição , filas enormes e comida feita por pessoas que não conhecem a legítima comida Italiana…
Mas a cerveja será autêntica!!