Untappd, o ranking cervejeiro mais utilizado pelo consumidor de cerveja, completa 10 anos de existência em 2020.
Para marcar a data, a incensada cervejaria norte-americana Dogfish Head criou uma receita de cerveja para ser compartilhada com toda a comunidade cervejeira internacional.
Chamada de I Remember My First Check-In, a cerveja do Untappd tem uma base sour (foi a receita dessa base a criação da Dogfish Head).
A proposta é que os cervejeiros a incrementem com frutas e outros elementos próprios de seus locais de origem.
Assim sendo, serão várias versões da I Remember My First Check-In espalhadas pelo mundo.
Cada versão, portanto, deve traduzir o ecossistema da cervejaria que a produziu.
Em MG também tem cerveja Untappd
Em Minas Gerais, as cervejarias Abadia das Gerais e Brain Beer toparam o desafio e, juntas, produziram sua cerveja Untappd usando uma fruta bastante diferente…
Cambuci, uma fruta nativa de Mata Atlântica, com formato pra lá de inusitado. Parece um disco-voador!
O nome – cambuci – vem do tupi-guarani Kãmu-si, como eram chamados os potes de cerâmica com o formato semelhante ao da fruta.
Muito rica em vitamina C e antioxidantes, a cambuci quase foi extinta, por causa do desmatamento desenfreado das áreas de Mata Atlântica.
Mas com o trabalho de pequenos produtores hoje é fonte de renda para muitas comunidades.
As cervejarias mineiras a compraram diretamente de uma comunidade de mulheres agricultoras do Alto Tietê, cujo trabalho pode ser conhecido aqui
De sabor ácido, a cambuci é bastante utilizada em geleias, sucos, molhos e até licor ou cachaça. Agora também vai figurar numa cerveja!
Como experimentar a cerveja?
A I Remember My First Check-in da Abadia das Gerais e Brain Beer vai ser lançada neste sábado, dia 21, em um evento na fábrica da Abadia, no Jardim Canadá.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.