Pão e Cerveja

Dia Internacional contra a homofobia: Brooklyn lança no Brasil cerveja que celebra a luta pelos direitos LGBTQI+

Uma das mais importantes cervejarias artesanais do mundo, a Brooklyn tem histórico de engajamento em causas sociais importantes.

O Dia Internacional contra a Homofobia marca a chegada ao Brasil da cerveja The Stonewall Inn IPA.

Ela é produzida pela Brooklyn Brewery, uma das mais importantes cervejarias artesanais do mundo, em parceria com o bar The Stonewall Inn, símbolo da resistência contra a homofobia nos Estados Unidos.

Em 2016, o então presidente norte-americano Barak Obama designou o Stonewall Inn como monumento nacional.

No local, em 1969, a comunidade LGBTQI+ resolveu lutar contra a violência psicológica e física por parte da polícia novaiorquina à qual era submetida. Foi ali que nasceu a luta pelos direitos LGBTQI+, cujo dia é celebrado hoje.

Como nasceu a cerveja do Dia Internacional contra a Homofobia

The Stonewall INN IPA leva o nome do local onde nasceu a luta LGBTQI+ nos EUA, resultando no Dia Internacional contra a Homofobia
The Stonewall Inn IPA celebra a luta pelos direitos LGBTQI+

A parceria entre a The Brooklyn Brewery e o The Stonewall Inn começou em 2016, quando o bar convidou a cervejaria para participar do lançamento da The Stonewall Inn Gives Back Initiative (SIGBI).

A SIGBI é uma organização sem fins lucrativos cujo compromisso é eliminar a intolerância social que atinge a vida dos cidadãos LGBTI+.

A entidade apoia organizações locais fornecendo assistência estratégica e financeira por meio de campanhas de conscientização, programas de educação, arrecadações e diálogos públicos.

Como símbolo comemorativo da iniciativa, nasceu a cerveja The Stonewall Inn IPA.

Em 2019, com o objetivo de continuar aprofundando a parceria, a The Brooklyn Brewery disponibilizou o rótulo para todos os seus mercados globais.

Parte dos lucros obtidos com suas vendas em todo o mundo, inclusive no Brasil, é revertida à SIGBI e transformada em apoio financeiro para as instituições a ela ligadas.

Para lançá-la no Brasil , a The Brooklyn Brewery estabeleceu parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil (Câmara LGBT), criada para fortalecer o o desenvolvimento socioeconômico e cultural da comunidade LGBT+.

“Essa parceria é parte do nosso compromisso de estimular a diversidade. Começamos educando nossas pessoas e buscando criar ambientes seguros para todos. Logo teremos mais iniciativas locais junto à Câmara”, afirma Mariane Marques, embaixadora da marca The Brooklyn Brewery no Brasil.

Uma IPA para todos os gostos e gêneros

Leve e refrescante, a cerveja estará disponível no Brasil em latas de 350 ml e chopp.

De estilo session IPA e amargor leve, apresenta 4,6% de teor alcoólico e 30 de IBU, com aroma de casca de frutas cítricas e grapefruit fresca.

Segundo Mariane, a cerveja foi pensada para agradar a todos os paladares, do iniciante ao mais experiente no consumo das cervejas especiais.

É a bebida que celebra as diferenças, sejam quais forem. “É uma IPA para todos, sem exceções”, reforça Mariane.

O produto será distribuído a partir deste 17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia, aos pontos de venda da marca e também estará disponível no e-commerce da Maniacs Brewing Co.

Sobre a Brooklyn Brewery

No Brasil a Brooklyn forma uma joint venture com a Maniacs Brewing Co. de Curitiba, que fabrica os rótulos da marca no país.
As cervejas Brooklyn estão presentes em mais de 30 países

A Brooklyn Brewery é uma das mais importantes cervejarias artesanais do mundo e atualmente ocupa a 11ª posição no ranking de volume entre as cervejarias artesanais dos Estados Unidos.

Localizada em Williamsburg, Nova York, a Brooklyn Brewery produz cervejas premiadas que estão presentes em mais de 30 países.

Um do maiores orgulhos da empresa, fundada por um dos nomes mais relevantes do cenário cervejeiro internacional – Garrett Oliver, é o de ser apoiadora de artes, música e de sua comunidade desde sua fundação, em 1988. 

A The Brooklyn Brewery Brasil está sediada em Curitiba (PR), em uma joint venture com a Maniacs Brewing Co.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.