Parece ter sido de repente, como se do nada aparecessem cervejas e mais cervejas diferentes no mercado. Agora é evento de cerveja artesanal todo fim de semana; bares e restaurantes oferecendo regularmente harmonizações de cerveja com gastronomia; concursos dos mais distantes, ou próximos, lugares conferindo o título de melhor cerveja! E o público achando que isso veio do nada!
Sou obrigada a lembrar que somente aqui, neste espaço, eu tenho falado de novidades cervejeiras desde 2013. No rádio, então, desde 2009. E olha que cheguei bem depois de um monte de desbravadores, que lutaram para ver isso ocorrer um dia. Cerveja artesanal pode ter entrado na moda agora, mas não é um simples modismo, que fique claro! Tudo o que vemos sendo realizado hoje, com a atração de um público cada vez maior e mais interessado, é fruto do trabalho e esforço dos promotores da cultura cervejeira, sejam eles produtores ou divulgadores. Não é acaso poder entrar hoje em supermercados e ter à disposição tantas opções de rótulos cervejeiros. Também não é por acaso que um evento possa atrair 10 mil pessoas em um único sábado para experimentar cervejas novas. E, ainda, não é fruto do acaso que haja cursos disponíveis para quem deseja aprender a fazer cerveja, a degustar, preparar cartas de cerveja e servir bem a bebida.
Devemos agradecer a quem teve visão e coragem para arregaçar as mangas e trabalhar na implantação do segmento cerveja artesanal no Brasil. No mais, brindemos!
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…