Pão e Cerveja

Cerveja na quarentena: vídeos e sites interessantes para aprender sobre a bebida

Vídeos sobre cerveja, sua história e curiosidades, podem ser uma bela opção de aprendizado e distração nesta quarentena. Existem vários fatos ligados à cerveja, muitas vezes subestimados, que ajudam a remontar a história da bebida ao longo da humanidade.

Pela internet é possível ter acesso a materiais interessantíssimos, educativos e de qualidade. Há muito lixo também, como acontece em outros segmentos. Mas sabendo quais escolher, dá para sair dessa quarentena um especialista!

Dos vídeos sobre cerveja mais interessantes estão os do jornalista Michael Jackson
Michael Jackson – the Beer Hunter

Eu, particularmente, tenho alguns preferidos, mesmo antigos, que volta e meio assisto. Dos vídeos sobre cerveja que mais adoro, são imbatíveis os do jornalista Michael Jackson, o Beer Hunter. Aqui está o link para o primeiro deles. Veja a série completa, com quatro vídeos.

Outro vídeo que acho interessantíssimo, mesmo sendo um tanto quanto fantasioso, é o Como a Cerveja salvou o mundo. É preciso dar um desconto aos exageros messiânicos desse vídeo, mas com ele podemos acompanhar a evolução da cerveja ao longo da sua existência milenar.

Ronan Siuves, ouvinte de minha coluna Pão e Cerveja, na Rádio CDL BH, me mandou o link de mais um dos vídeos sobre cerveja no YouTube. Nele outra história super interessante: o transporte de cerveja nos aviões ingleses da 2a Guerra Mundial. Vale muito a pena conhecer essa curiosidade no canal Aviões e Músicas

Outro dos vídeos sobre cerveja que valem a pena ver!
Como os aviões transportavam cerveja na 2a Guerra

Sobre a produção da cerveja e sobre o que acontece durante essa produção, em termos químicos, há uma matéria bem legal produzida pelo Discovery Channel, com alguns grandes nomes cervejeiros dos Estados Unidos. Chamada Cerveja – como tudo funciona, a matéria é voltada ao público leigo, com bastante informação séria e útil.

Dos sites ou blogs sobre cerveja que mais adoro, um dos melhores, se não o melhor, com vasto material de consulta para quem estuda o assunto, é o Shut Up About Barkley Perkins. Dica do mestre-cervejeiro Paulo Schiaveto que nunca mais deixei de seguir. Coloque entre os preferidos em seu navegador!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários