1 de Maio, Dia do Trabalhador… infelizmente, não há muito o que celebrar na data, pois são milhões de trabalhadores brasileiros desempregados. Ainda assim penso em homenagear a força de trabalho como um todo. Àqueles que tentam sobreviver por meio de bicos, extras, uber, meus sinceros parabéns. Trabalhar é um direito, mais que um dever. Garantir o próprio sustento, uma vitória. Sobreviver, apesar de tudo ou de todos, é motivo, sim, de comemoração. E como cerveja é trabalho, é fruto dele, não podia deixar de falar da Cerveja Porter, estilo que leva no nome uma categoria de trabalho.
Apesar de ser muito mais antigo do que lhe creditam a criação, de já existir muito antes de ser batizado assim, o estilo ganhou o nome de seus consumidores mais assíduos: os estivadores dos portos londrinos. Com suas notas achocolatadas, levemente toffee, com um rastro de café, as Porter são cervejas deliciosas, muitas vezes subestimadas ou deixadas de lado. Também confundidas com as Stouts, o que é natural pelas semelhanças claras entre elas, as Porter são um afago no coração!
Tenho tomado algumas muito boas, inclusive as tenho servido em minhas aulas de harmonização, agradando em cheio. Por isso, hoje, Dia do Trabalhador, listo seis maravilhosas cervejas Porter para celebrar:
Me siga também nas redes sociais
facebook.com/radiopaoecerveja
twitter@paoecerveja
instagram@fabiana.arreguy
Ou ouça diariamente a coluna Pão e Cerveja na www.1029fm.com.br
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…
Ver Comentários
Buenas, seguindo nas crioulas. Hoje eu envaso uma Stout, feita com água da Mantiqueira, daqui de Alagoa-MG, a terra do Parmesão.
inté
JP
Opa, quero experimentar isso, hein?
Buenas, seguindo nas crioulas. Hoje eu envaso uma Stout, feita com água da Mantiqueira, daqui de Alagoa-MG, a terra do Parmesão.
inté
JP
Opa, quero experimentar isso, hein?
La Mercedita Porter da Cervejira Don Gentilis, também é um excelente exemplar ....