Pão e Cerveja

Cerveja combina com música… qualquer música?

Cerveja tem sido sempre associada ao Rock. Mas será que todos os consumidores se identificam com isso? Um post para se repensar conceitos.

Hoje escrevo  uma pauta encomendada! Engraçado isso. O leitor deste blog, Victor Antinossi, depois do meu último post sobre cerveja descomplicada ( leia aqui) me pediu que falasse da relação  exclusiva dos eventos de cerveja com Rock. Parece que há uma certa ditadura de estilo musical sendo imposta, será? Não sei bem explicar o que rola. Fato é que há uma relação íntima entre Cerveja e Rock, em suas mais variadas vertentes. Pessoalmente falando, eu gosto. É o estilo musical que escuto e frequentar eventos em que se unem cerveja e bandas roqueiras me fala alto.

A pergunta é: todos os apreciadores de cerveja artesanal gostam de rock? Ou será que muitos consumidores deixam de frequentar eventos cervejeiros porque a linha musical adotada não tem nada a ver com eles?

Uma das características que mais apregoo na cerveja é sua versatilidade e, principalmente, o seu lado democrático, que acolhe a todos. Por isso, pensando bem, por que não rechear rodas de samba, por exemplo, com cervejas especiais? Por que não juntar forró, frevo, outros ritmos ouvidos pelos brasileiros às excelentes cervejas artesanais produzidas no país? Acho que as cervejarias podem estar perdendo clientes e belas oportunidades de venda ao se limitarem a um gosto musical somente.

Provavelmente eu não frequentaria um evento em que se tocasse pagode, ou funk, ou sertanejo. Isso, no entanto, não me dá o direito de supor que ninguém frequentaria. Muito menos o direito de tutelar o paladar de quem frequentasse, como se cerveja fosse restrita a uma casta de iluminados que tiveram a epifania do rock! Seria muita arrogância.

Este post é uma proposta de se repensar a cerveja, como têm feito Maíra e Bernardo,da Cervejaria 2 Cabeças. Uma proposta de discussão sem a pretensão de vomitar verdades, porque disso o brasileiro já está cheio!

Me siga também nas redes sociais:

Instagram@fabiana.arreguy

Facebook.com/paoecerveja

Twitter@paoecerveja

Ouça aqui os áudios da coluna Pão e Cerveja da Rádio CDL FM

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Blog

Comentários