Pão e Cerveja

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada por micro-organismos presentes no caldo da mandioca.

Manipueira é extraído da mandioca

O caldo extraído da mandioca será a fonte de fermentação

Projeto Manipueira, apoiado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), será oficialmente lançado nesta quarta-feira (31/8), em evento na Cervejaria Nacional,- SP.

Líquido extraído na prensagem da mandioca durante a produção de farinhas e tapioca, e utilizado na culinária do Norte do Brasil, a manipueira será a base de uma produção coletiva e simultânea de 33 cervejarias artesanais brasileiras em dez estados.

O nome do projeto significa “o que brota da mandioca”, na língua Tupi.

A partir de uma receita comum, os cervejeiros adicionarão leveduras tipicamente brasileiras, extraídas da manipueira.

A ideia é que os micro-organismos de cada localidade sejam protagonistas no produto final, que ficará pronto dentro de 12 meses.

A produção compreenderá nesse período a fermentação e a maturação em barris de madeira na temperatura ambiente de cada local.

Fermentação com micro-organismos locais

Proximidade com povos originários

O uso da manipueira aproxima o universo da cerveja a um público diverso, à gastronomia, aos sabores particulares do Brasil e também aos saberes dos povos originários.

“Este projeto é importante por toda essa diversidade de temas e toda essa dimensão de saberes e sabores, que homenageia e traz para discussão científica brasileira.” explica Aline Smaniotto sommelière de cervejas e antropóloga

Cada cervejaria buscou fontes de manipueira em sua cidade ou região e realizou uma primeira fermentação do líquido para gerar a quantidade necessária de micro-organismos que serão usados na a cerveja.

A expectativa é obter uma cerveja única, que só pode ser produzida em cada uma das cidades do projeto, com aromas e sabores próprios, já que o processo de fermentação também é responsável por conferir essas características.

Sobre a Abracerva

A Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais (Abracerva) é uma entidade sem fins lucrativos que atua nacionalmente em defesa dos interesses das cervejarias independentes e do mercado de cervejas artesanais.

É a maior entidade do setor em número de associados, representando 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham diretamente com cervejas artesanais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments