A tapioca é um dos subprodutos da mandioca mais populares no Brasil. Na verdade chamamos a goma extraída da raiz erroneamente de tapioca, nome dado à iguaria, espécie de crepe, preparada com o ingrediente.
Mas, nome errado ou não, a tapioca ( na verdade a goma da mandioca) virou ingrediente de três rótulos da cervejaria Oca, de São Paulo, reunidos em uma série de cervejas NEIPA chamada Mani.
A série Mani é composta pelas cervejas Rudá, Amana e Amôri, sobre as quais falarei logo abaixo, e explora o uso da tapioca e de cereais não maltados, como aveia e trigo, para trazer a textura cremosa e aveludada das NEIPA´s
NE Double IPA de coloração amarelo vivo de turbidez intensa. Passa por duplo Dry Hopping com as variedades Barbe Rouge (francês) e Sabro (americano). O resultado é um amargor assertivo com intenso aroma e sabor de frutas vermelhas como morango e framboesa. Teor alcóolico de 8,4% .
A origem do nome Rudá é indígena e representa deus do amor na mitologia da tribo Tupi, uma das principais etnias brasileiras.
Também uma New England Double IPA, Amana passa pelo mesmo processo de dry hopping da Rudá, porém recebe outras variedades de lúpulo: Galaxy (australiano) e Hallertau Blanc (alemão).
O resultado é um amargor correto com intenso aroma e sabor de frutas tropicais e uva branca. Teor alcóolico de 8,4%
Da mesma origem Tupi, o nome Amana significa chuva, nuvem.
Feita com a mesma base dos dois primeiros rótulos, Amôri recebe as variedades de lúpulo neozelandeses: Kohatu e Rakau, que trazem aroma e sabor de frutas tropicais e amarelas como Tangerina e Toranja.
Amôri também é um nome indígena, de etnia não reconhecida, e significa sol.
Fundada em outubro de 2019, OCA já nasceu com a brasilidade em seu DNA. Seus rótulos são inspirados na biodiversidade e multiculturalismo brasileiros e procuram traduzir as matrizes indígenas e dos ecossistemas encontrados no país.
Em todas as suas receitas, a cervejaria OCA se propõe a incluir insumos tipicamente brasileiros, como a mandioca, o cumaru, o café, etc.
Leia + sobre ingredientes brasileiros em cervejas |
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…