Pão e Cerveja

Prússia Bier – 5 anos de história cervejeira

Domingo é dia de festa em São Gonçalo do Rio Abaixo. Prússia Bier comemora 5 anos. Conheça aqui a história da cervejaria.

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Fábrica Prússia Bier em São Gonçalo do Rio Abaixo
Foto/Acervo Prússia

O ano era 2013, quando o contexto político brasileiro começava a dar sinais de caos. Cansado de morar fora do país em trabalho pela Siemens, Fernando Cota já alimentava o sonho de abrir um negócio próprio. E foi justamente no final daquele ano confuso que ele conseguiu juntar forças de familiares e amigos para tirar o sonho do papel. Como, já sabemos, um sonho sozinho é apenas sonho, mas torna-se realidade quando é sonhado em conjunto. E assim foi que os primos Railton e Douglas Vidal entraram em cena. Convidados pelo amigo Fernando a fundar com ele uma cervejaria artesanal na pequena cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, região do Vale do Aço, os dois não titubearam. Arregaçaram as mangas e partiram para fazer o projeto acontecer. E, olha, ele aconteceu relativamente rápido. Onze meses depois, a primeira produção aconteceu, em 17 de novembro de 2014. Estava lançada a Prússia Bier! A data é considerada como o início oficial de sua história cervejeira.

Sócios da Prússia Bier

foto/acervoprussia
Douglas, Fernando e Railton

Prússia Bier foi a primeira, e ainda é a única, cervejaria artesanal da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, que conta com pouco mais de 10 mil habitantes. Por causa dela, alguns moradores começaram a fazer cerveja em casa. Aliás, a identificação dos moradores com a cervejaria é notável. Para eles o nome da cidade tem sido difundido através das cervejas Prússia. Tanto assim que a cervejaria ganhou este ano um prêmio concedido pela Associação Comercial local por levar o nome de São Gonçalo do Rio Abaixo para além das fronteiras.

Barris Prússia

Com uma filosofia muito clara: unir as pessoas através do diálogo e da cerveja ( nunca isso se fez tão necessário!), a Prússia Bier aposta em qualidade e racionalização, tentando sempre métodos e processos que possam reduzir o uso de bens naturais, economizar água, energia, mas acima de tudo, que possam elevar o nível de suas cervejas. Por isso, os sócios são taxativos em afirmar que a cervejaria ainda está se consolidando no mercado, amadurecendo, sem acomodar-se em berço esplêndido.

Prússia Bier quando começou
Fábrica de 367 metros quadrados anterior à ampliação

Com premiações no Chile e em Blumenau, pelas cervejas IPA e Pale Ale, a preocupação do time Prússia Bier é manter as boas práticas de mercado, que ainda se vê às voltas com ilegalidade, sonegação, concorrência desleal. Investir nas cervejas envasadas, garrafa e lata, é o plano de ação para a empresa nestes 5 anos de existência, ainda que seja um mercado bem mais concorrido que o das cervejas on tap. A cervejaria conta hoje com cem pontos de venda terceirizados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Inicialmente contando com apenas os três sócios para todos os trabalhos da cervejaria, hoje a Prússia emprega 14 funcionários fixos, além de equipes de apoio contratadas para atuar em eventos. Aquele pequeno galpão de 367 metros quadrados que deu vida à Prússia, foi ampliado para 500 metros quadrados. Dos três únicos rótulos produzidos no início, hoje a família é formada por nove diferentes cervejas em portfólio constante: Pilsen, Bohemian Pilsner, Red Ale, IPA, Pale Ale, Hefeweizen, Newbie e Session IPA. Fora as sazonais, como Desbravator e Oud Bruin .

As cervejas do portfólio
Rótulos presentes em mais de 100 PDVs

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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