Projeto Pretas Potências está com inscrições abertas até o dia 20 deste mês.
O programa vai fomentar iniciativas lideradas por mulheres pretas e afro-indígenas na área da Economia Criativa Digital.
Pretas Potências é um projeto criado pelo Instituto Feira Preta em parceria com o DJ Alok e tem o apoio da Cervejaria Black Princess, pertencente ao Grupo Petrópolis.
Pretas Potências vai apoiar 20 mulheres, entre 18 e 30 anos, de qualquer região do Brasil, que atuam em 4 áreas da economia criativa digital:
- Novas mídias: voltada a criadoras de conteúdo como jornalistas, streamers, podcasters, etc
- Design e Fabricação Digital: UX Design, UI Design, Desenvolvedora de jogos, Universo Maker
- Tecnologia: Desenvolvedoras de aplicativos, Programadoras
- Cultura: produtoras de áudio, música, jingles, audiovisual, literatura, artes digitais
As selecionadas receberão um aporte financeiro de 20 mil reais, além de participarem de um ciclo de mentorias e de uma rede de parcerias com outras mulheres empreendedoras.
As inscrições são gratuitas podem ser feitas até 20 de janeiro no site.
Pretas Potências pode diminuir desigualdade
Segundo a Pesquisa Potência Preta, elaborada pela Feira Preta e pelo Instituto Locomotiva Brasil, 85% das pessoas negras no Brasil têm vontade de empreender.
O maior problema que enfrentam, porém, é a falta de dinheiro para dar o primeiro impulso na realização do sonho de ter o próprio negócio.
Outros dados e pesquisas confirmam a desigualdade de oportunidades existentes no mercado de trabalho para pessoas negras.
Dados econômicos mostram que as mulheres negras foram as que mais perderam empregos durante a pandemia.
Segundo pesquisa do Instituto Ethos, realizada em 2016, apenas 4,7% dos ocupantes de cargos de alta gestão no país são pretos ou pardos.
A pesquisa abrangeu 500 grandes empresas brasileiras.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.