Pão e Cerveja

Cervejaria artesanal mineira é única brasileira premiada na República Tcheca

Primeira medalha da cidade de Betim em um concurso cervejeiro, a AIPA da Jairo´s Beer ficou em 3o lugar entre 95 cervejas de vários países.

Cervejaria Jairo´s Beer premiada na República Tcheca

O certificado foi conquistado na World Beer Seal

Jairo´s Cervejaria, de MG, ganha medalha de bronze na República Tcheca. A American IPA Original Gângster foi a única cerveja brasileira premiada na competição World Beer Seal, realizada durante o Festival Internacional da Cerveja Budweis ( a original), em České Budějovice.

O evento, pouco conhecido pelos brasileiros, já é tradicional na República Tcheca, tanto que está na 30a edição.

Competindo com outras 95 cervejas do mesmo estilo, a AIPA da Jairo´s alcançou pontuação para bronze, ficando em terceiro lugar. A competição contou com a participação de 264 cervejarias de 24 países, sendo apenas 4 brasileiras.

Jairo´s Cervejaria, cigana e familiar

A Jairo´s Cervejaria é da cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e produz na modalidade cigana. Atualmente sua produção é dividida entre as fábricas da Escola Mirante, em Juiz de Fora, e MagBier, em Betim.

O amor pela cerveja é dividido por Danilo e seu filho de apenas 21 anos, que tocam os negócios, divididos entre um bar e a cervejaria cigana.

Medalha é fruto de um encontro

Entre 95 cervejas, a Original Gângster ficou em 3o lugar

A história da medalha começou no ano passado, quando os dois conheceram um grupo de empresários e uma comissão do Ministério da Agricultura da República Tcheca.

O encontro se deu no Festival da Cerveja em Blumenau. E como resultado, um mês depois, veio o convite para que a dupla se juntasse a outros 18 cervejeiros do Brasil para uma viagem àquele país.

Durante uma semana a comitiva brasileira visitou cervejarias e fornecedores de equipamentos e insumos cervejeiros, tendo acesso a empresas e métodos milenares de produção.

Foi assim que ficaram sabendo do concurso e resolveram se inscrever, apesar de toda a dificuldade em fazer chegar suas cervejas até lá.

Os sócios da Jairo´s Cervejaria conhecendo uma panela milenar para produção de cerveja
Equipamentos milenares que encantam os visitantes na República Tcheca

O esforço valeu a pena! A medalha de bronze veio coroar a trajetória, ainda curta da Jairo´s Cervejaria, bem como distinguir o nome da cidade de Betim, que até hoje nunca havia sido premiada em nenhum concurso cervejeiro.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários