Pão e Cerveja

De Birra: a loja cervejeira que só não vende cerveja

A loja é cervejeira, mas não vende cervejas. Os produtos, no entanto, são preparados à base da bebida ou de seus insumos.

De Birra é uma lojinha sui generes instalada no segundo andar do Velho Mercado Novo. Ela faz parte do movimento de ressignificação do espaço iniciado em 2016 pela Cervejaria Viela, a partir da abertura da Distribuidora Goytacazes e da Cozinha Tupis.

Logo criado pelo designer Adriano Vilela

Na De Birra Armazém é possível encontrar comidinhas e produtos feitos à base de cerveja, ou dos insumos cervejeiros como malte e lúpulo, mas não se pode comprar cerveja.

Isso mesmo, uma loja cervejeira que só não vende cerveja!

A ideia surgiu do encontro entre o administrador de empresas, Fernando Ribeiro Souza e da jornalista e sommeliere de cerveja, Fabiana Arreguy, ambos frequentadores assíduos do Mercado Novo.

De Birra nasceu nos corredores do Mercado Novo

Em uma dessas noites de visita aos corredores do local, em julho de 2019, os amigos chegaram à conclusão que gostariam de ter um negócio ali.

Fabiana propôs fazerem uma loja relacionada à cerveja, mas que não comercializasse a bebida, até porque já existem no Mercado Novo três lojas especializadas em cervejas artesanais.

Fernando comprou a ideia e o projeto foi tomando forma. Levado ao conselho administrativo do movimento Velho Mercado Novo e aprovado, começaram as providências como aluguel da loja, projeto de arquitetura para a montagem, obras… até que veio a pandemia!

 De Birra, projetada em detalhes pela arquiteta Morgana Arreguy, para aproveitamento do pequeno espaço.
A lojinha tem apenas 14 m2 e foi projetada para aproveitar o máximo do espaço

De Birra abriria as portas no final do mês de março. Mas o lançamento foi atropelado pela quarentena e adiado para sabe Deus quando.

Foi então que os sócios tiveram a ideia de vender panhocas recheadas, sendo pão e recheio feitos com mosto cervejeiro, bagaço de malte, lúpulo, cevada torrada ou a bebida propriamente dita.

Panhocas De Birra em sua casa

Com entrega em domicílio apenas às sextas-feiras, as panhocas De Birra podem ser encomendadas pelo instagram da loja, a partir de 2a-feira, quando os recheios são anunciados.

Os pedidos são aceitos até o número máximo de panhocas produzidas para cada semana.

Em parceria com a cervejaria Mills, da loja vizinha Odeon, a De Birra sugere harmonizações de cervejas com o recheio da semana, assim o cliente pode comprar o combo.

Panhoca De Birra já finalizada pelo próprio cliente em casa.
As panhocas podem ir acompanhadas de cervejas Mills com harmonização assinada pela sócia Fabiana Arreguy

Quando a De Birra Armazém finalmente abrir as portas, os clientes poderão comprar não só produtos comestíveis para consumo no local, como também biscoitinhos, doces, sabonetes de lúpulo, aventais, pôsteres e canecas personalizadas, além de outros produtos que conversem com a cerveja.

Todos os elementos da Panhoca de Birra são entregues separados
As panhocas chegam à casa do cliente desmontada, para finalização na hora do consumo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.