Ações cervejeiras no combate ao coronavírus têm sido empenhadas no mundo inteiro. Mesmo que pareçam muito pequenas, são ajudas valiosas para quem é mais vulnerável neste momento.
Um dos setores mais afetados economicamente, já que lida com artigos em nada essenciais, o mercado de bebidas em geral, tanto gigantes quanto artesanais, tem se doado para ajudar como podem.
Destacamos algumas iniciativas empreendidas por cervejarias de Minas, do Brasil e do mundo. Elas falam por si só e mostram que solidariedade deve vir de qualquer instância, sem ideologias, nem partidos políticos.
Em Minas Gerais
Cervejaria Capa Preta produziu um lote de 1000 frascos de álcool gel 70%, em parceria com a indústria de cosméticos Nutrahair, para doar a instituições carentes. No momento em que a receita da fábrica cai vertiginosamente, como acontece com todas as empresas do mundo, a cervejaria coloca sua capacidade produtiva à disposição.
As entidades contempladas com a doação da Capa Preta são:
- Cape BH
- Creche Recanto do Menor
- Hospital Felício Rocho
- Instituto Mano Down
- Secretaria de Saúde Municipal de Nova Lima
- Associação Imagem Comunitária
Em São Paulo, mais ações cervejeiras
Na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, várias cervejarias se uniram para arrecadar alimentos a serem doados a comunidades vulneráveis. No último fim de semana, distribuíram cervejas e chopes em troca dos alimentos.
A cada kg de alimento doado, a pessoa ganhava 1 litro de cerveja em troca. A entrega dos alimentos foi feita no sistema drive-thru, sem aglomerações, nem contato humano.
Participaram da ação as empresas: Brewtainer, idealizadora da iniciativa, além das Cervejarias Germania, Campinas, Invicta, Daoravida , Madalena e Berggren.
Ações cervejeiras para o Brasil inteiro
Depois de produzir álcool gel para doação a hospitais, a Ambev começou a confeccionar 3 milhões de máscaras de proteção, usando o plástico das PETs de Guaraná Antártica.
Os equipamentos de segurança foram fabricados em Guarulhos- SP, em uma empresa parceira do projeto. E passaram por avaliação técnica do INOVA USP-Centro de Inovação da Universidade de São Paulo e do INOVAHC-Centro de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
A partir da próxima semana, as máscaras serão encaminhadas ao Ministério da Saúde que fará a distribuição a hospitais de todo o país.
Dos EUA para todo o mundo
Nos Estados Unidos, a cervejaria Other Half Brewing, de Nova York, desenvolveu uma receita de IPA em regime de open source, ou seja, qualquer cervejaria do mundo pode produzi-la aderindo ao projeto All Together.
O objetivo é fazer uma cerveja maravilhosa, com o menor custo possível, para que o dinheiro arrecadado com a venda seja doado aos funcionários do setor de serviços das comunidades aonde as cervejarias atuem.
Produtores de cerveja, auxiliares de fábrica, garçons, barmen, lavadores de copo, vendedores de cerveja, entre outros, serão beneficiados com a ajuda financeira advinda da renda obtida com as cervejas.
Mais de 400 cervejarias norte-americanas já aderiram ao projeto, que convida empresas do mundo inteiro a participar.
Em Minas Gerais, a cervejaria Tarin e as growlerias Go Growler e Craft Station, de Belo Horizonte, já se cadastraram e brassaram nesta semana a receita compartilhada pela Other Half Brewing. Quem comprar desta cerveja estará automaticamente colaborando com a causa.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
“Depois de produzir álcool gel para doação a hospitais, a Ambev começou a confeccionar 3 milhões de máscaras de proteção, usando o plástico das PETs de Guaraná Antártica.”
Fabiana, em relação à produção de alcool gel a AMBEV estava armando (ou armou) um baita de um embuste que se trata pura e simplesmente de ação marqueteira, pois a empresa estava oferecendo cotas de patrocínio a “empresas parceiras” para estamparem suas respectivas marcas nos rótulos do alcool gel por ela produzidos, o que certamente bancaria os custos de produção. Foram ofertadas ainda outras cotas de patrocínio mais módicas, em que a empresa pagaria à AMBEV para se anunciar como parceira nessa “benfeitoria” em campanhas publicitárias, logicamente mediante prévio consentimento da “Poderosa”. Tal fato foi publicado no site do The Intercept, com fontes e evidências fidedignas expostas na página.
Nesse aspecto, não vejo isso como benfeitoria/doação. Mas mera tentativa de angariar mídia espontânea …