Bebidas destiladas são a bola da vez, o que já havia sido detectado há pelo menos 6 anos pela indústria de bebidas, que passou a investir em drinks enlatados à base de gin e vodca, a exemplo da Skol Beats.
E parece que as cervejarias artesanais acordaram para essa mudança de interesse do público consumidor. Tanto é que muitas delas estão investindo na produção de bebidas destiladas.
Em 2017, quando os estudos de mercado já apontavam que elas seriam tendência, algumas cervejarias mineiras se equiparam e montaram destilarias em suas dependências.
Foi o caso da Backer, com os gins e whiskies da marca Lebbos. E o da Capim Branco, que começou a produzir o gin Art 89.
A Capim Branco, inclusive, aproveitando a expertise em alugar sua fábrica para a produção terceirizada de cervejas, passou a produzir outras marcas de gin, na mesma modalidade cigana, ou seja alugando sua destilaria para terceiros.
Hoje, a Capim Branco oferece além do rótulo Art 89, bebidas destiladas em lata, na forma de drinks prontos, mais uma das modas do mercado.
Outra das cervejarias mineiras que vêm se dedicando à arte da destilaria é a Ouropretana, que, em 2020, instalou sua destilaria na fábrica localizada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto.
O primeiro produto lançado foi o London Dry Gin.
Em seguida veio o Old Tom Gin Herbal, uma releitura do estilo clássico inglês, feita com cereais especiais, como cevada e trigo, destilado com adição de lúpulos e hortelã e finalizado com adição de mel natural.
E agora, seguindo a linha das bebidas destiladas, a Destilaria Ouropretana lança sua Gin Tônica em lata, prontinha para o consumo.
O lançamento marca o aniversário de 10 anos da cervejaria, mostrando os novos caminhos que a empresa pretende seguir.
“O gin tônica em lata é uma tendência do mercado de bebidas destiladas, conferindo praticidade tanto aos preparos de drinks como ao consumo individual. Experimentar novos sabores na composição das bebidas é algo que está no DNA da Cervejaria Ouropretana”, explica o proprietário e fundador, Leonardo Tropia.
Pelas redes sociais, em maio, o mestre-cervejeiro Túlio Silva, da Cervejaria Verace, de Nova Lima, comemorava a obtenção de seu diploma como mestre-destilador.
Há um mês começaram a chegar até a fábrica da Verace os equipamentos para a destilação de bebidas, mostrando que em pouco tempo teremos no mercado gins e outros destilados da marca.
Também pelas redes sociais, o cervejeiro e produtor de lúpulos, Jefferson Brandão ( @solarbrandao), postou uma foto do primeiro gin produzido em fase de testes pela Verace.
A receita-piloto leva 12 botânicos e pode ser ela a escolhida para lançar a destilaria no mercado.
Ainda sem anunciar oficialmente sua destilaria, a Verace já mostra que será mais uma cervejaria a se dedicar às bebidas destiladas, sem abandonar, é claro, a produção cervejeira.
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…