Pão e Cerveja

Cervejarias mineiras mudam o foco e investem na produção de destilados

Bebidas destiladas prontas e enlatadas são a nova tendência de consumo. Cada vez mais veremos delas no mercado.

Gin Tônica em lata da Ouropretana

Bebidas destiladas são a bola da vez, o que já havia sido detectado há pelo menos 6 anos pela indústria de bebidas, que passou a investir em drinks enlatados à base de gin e vodca, a exemplo da Skol Beats.

E parece que as cervejarias artesanais acordaram para essa mudança de interesse do público consumidor. Tanto é que muitas delas estão investindo na produção de bebidas destiladas.

Em 2017, quando os estudos de mercado já apontavam que elas seriam tendência, algumas cervejarias mineiras se equiparam e montaram destilarias em suas dependências.

Foi o caso da Backer, com os gins e whiskies da marca Lebbos. E o da Capim Branco, que começou a produzir o gin Art 89.

A Capim Branco, inclusive, aproveitando a expertise em alugar sua fábrica para a produção terceirizada de cervejas, passou a produzir outras marcas de gin, na mesma modalidade cigana, ou seja alugando sua destilaria para terceiros.

Hoje, a Capim Branco oferece além do rótulo Art 89, bebidas destiladas em lata, na forma de drinks prontos, mais uma das modas do mercado.

Art 89 é a linha de bebidas destiladas que a Cervejaria Capim Branco produz
Drinks à base de gin produzidos pela cervejaria Capim Branco

Bebidas destiladas em Ouro Preto

Outra das cervejarias mineiras que vêm se dedicando à arte da destilaria é a Ouropretana, que, em 2020, instalou sua destilaria na fábrica localizada em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto.

O primeiro produto lançado foi o London Dry Gin.

Em seguida veio o Old Tom Gin Herbal,  uma releitura do estilo clássico inglês, feita com cereais especiais, como cevada e trigo, destilado com adição de lúpulos e hortelã e finalizado com adição de mel natural.

Gin com receita vintage é mais um dos rótulos de bebidas destiladas produzidas pela Ouropretana
Old Tom Gin Herbal em edição comemorativa dos 10 anos da Ouropretana/ Foto: Converso Comunicação

E agora, seguindo a linha das bebidas destiladas, a Destilaria Ouropretana lança sua Gin Tônica em lata, prontinha para o consumo.

O lançamento marca o aniversário de 10 anos da cervejaria, mostrando os novos caminhos que a empresa pretende seguir.

“O gin tônica em lata é uma tendência do mercado de bebidas destiladas, conferindo praticidade tanto aos preparos de drinks como ao consumo individual. Experimentar novos sabores na composição das bebidas é algo que está no DNA da Cervejaria Ouropretana”, explica o proprietário e fundador, Leonardo Tropia.

Gin Tônica em lata da Ouropretana é um dos lançamentos nos 10 anos da destilaria
Bebidas destiladas em lata são tendência e vieram pra ficar/ Foto: Converso Comunicação

Verace, de Nova Lima, começa a montagem de sua destilaria

Mestre-cervejeiro da Verace é diplomado mestre-destilador

Pelas redes sociais, em maio, o mestre-cervejeiro Túlio Silva, da Cervejaria Verace, de Nova Lima, comemorava a obtenção de seu diploma como mestre-destilador.

Há um mês começaram a chegar até a fábrica da Verace os equipamentos para a destilação de bebidas, mostrando que em pouco tempo teremos no mercado gins e outros destilados da marca.

Também pelas redes sociais, o cervejeiro e produtor de lúpulos, Jefferson Brandão ( @solarbrandao), postou uma foto do primeiro gin produzido em fase de testes pela Verace.

A receita-piloto leva 12 botânicos e pode ser ela a escolhida para lançar a destilaria no mercado.

Verace também investe em bebidas destiladas e cria seu primeiro gin, ainda em fase de testes
Receita-piloto do gin Verace com 12 botânicos/ Foto @solarbrandao Instagram

Ainda sem anunciar oficialmente sua destilaria, a Verace já mostra que será mais uma cervejaria a se dedicar às bebidas destiladas, sem abandonar, é claro, a produção cervejeira.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments