Novidades

Cervejaria do RJ planta árvores na Serra do Gandarela

As árvores plantadas servem como compensação à emissão de carbono

Cervejaria Octopus planta 150 mudas de árvores na Serra do Gandarela, em Minas Gerais. A iniciativa faz parte do projeto Carbono Zero, que estabelece compensações ao meio ambiente pela emissão de carbono durante o processo de produção e comercialização das cervejas da marca.

A área do Gandarela foi escolhida por ser um reservatório de água natural de altíssima qualidade. O potencial hídrico da Serra poderia abastecer praticamente toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Ela é a maior área de cangas preservadas de Minas Gerais. No ambiente da canga habitam espécies raras de vegetais e animais, algumas delas endêmicas, isto é, só encontradas nas cangas, ou em determinada porção territorial delas.

Assim como toda área rica em minério do estado de Minas Gerais, a Serra é constantemente ameaçada por mineradoras e os riscos relacionados à exploração mineral.

Outras iniciativas da Octopus

Em 2017 a Cervejaria Octopus já havia plantado mudas em outras regiões, dentro do projeto Carbono Zero. Agora recebeu o apoio do Engenheiro Florestal, Diogo de Toledo, morador da Serra do Gandarela, para delimitar a área de plantio, quantas e quais espécies seriam plantadas. O engenheiro dará suporte à cervejaria para a manutenção das mudas.

Há dois anos a Octopus começou suas atividades de plantio na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e desde então tem seguido a ideia de sustentá-las e criar cada vez mais propostas que colaborem com sua filosofia de produzir cervejas inspiradoras com consciência e responsabilidade ambiental.

A filosofia de preservação da natureza se traduz em outras iniciativas da Cervejaria Octopus. Eles colaboram para a reciclagem dos copos plásticos descartáveis usados nos eventos que promovem.

As garrafas e latas da marca trazem o selo Eureciclo, uma certificação às empresas que destinam recursos para desenvolvimento e operação de cooperativas de reciclagem. Assim é feita a compensação ambiental das embalagens que a empresa despeja no mercado.

O segmento de cervejas tem funções sociais importantes. Geração de emprego e renda, conscientização ambiental, educação para o consumo consciente. A Octopus, além de produzir cervejas excelentes, mostra que cumpre muito bem o seu papel na sociedade.

Um engenheiro florestal vai dar suporte para manutenção das mudas plantadas
Fabiana Arreguy

Ver Comentários

Posts Recentes

Cervejaria Küd convida o público para produção assistida de uma nova cerveja

Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich

% dias

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…

% dias

Conheça Maniacs – a cervejaria que vai representar o Brasil na Feira Internacional da Indústria de Bebidas Inbibe Live 2022

Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…

% dias

Ambev se junta a escolas cervejeiras do Brasil para capacitar pessoas Trans

Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…

% dias

Projeto Manipueira quer utilizar microorganismos presentes na mandioca para fermentar cervejas únicas e locais

A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…

% dias

Há uma Flor do Campo no asfalto de Santa Efigênia

A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…

% dias

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!