Novidades

Cervejas de baixa caloria – podemos confiar?

Cervejas de baixa caloria, ou light, são uma tendência em todo o mundo. Mais por razões estéticas, do que por saúde, esse tipo de cerveja é cada vez mais procurado. Mas o que são, de fato, cervejas light?

A norma técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento define como Light a cerveja cujo conteúdo de nutrientes seja 25% menor em relação a uma cerveja similar do mesmo fabricante ou do valor médio do conteúdo de três cervejas conhecidas e que sejam produzidas na mesma região.

Pela NT, o valor energético da cerveja pronta para o consumo pode ser, no máximo, de 35 Kcal por 100 ml.

Mas como são feitas essas cervejas de baixa caloria? Como saber se realmente elas entregam o que prometem?

Em primeiro lugar, quando uma cervejaria registra o rótulo de uma cerveja especificando como Light, é preciso fazer análises laboratoriais que comprovam o que ela alega.

Em relação ao processo de produção de uma cerveja de baixa caloria, o mestre-cervejeiro da Cervejaria Wals, Célio Gutstein explica: ” essa cerveja passa por um processo que utiliza enzimas ( Brut GA, Atenuzyme, etc) que quebram os açúcares normalmente não fermentáveis – aqueles açúcares residuais que normalmente estão presentes em qualquer cerveja – atenuando basicamente tudo. No fim das contas quem consome todo o açúcar é a levedura e não sobra nada para o consumidor.”

Gutstein acrescenta que uma cerveja de baixa caloria não chega a ter zero carboidrato, mas é, sim, uma cerveja que tem signitivamente menos calorias. Ele ensina que para se obter uma cerveja zero cal seria necessário produzir uma bebida sem álcool, pois em cada grama de álcool estão contidas 7 kcal.

O case Cerveja Baixa Gastronomia

No ano passado, a cervejaria Brüder, de Ipatinga, decidiu fazer uma cerveja especial para o perfil @baixagastronomia, do jornalista Nenel. A bebida foi pensada de acordo com o perfil do cliente, um caçador de locais que servem a verdadeira comida de boteco.

A cerveja idealizada pelo mestre-cervejeiro Rafael Patrício era leve, bastante seca, neutra em sabores e aromas. Uma loira gelada daquelas que todo botequeiro gosta. Para alcançar o resultado que queria, o cervejeiro conta que recorreu às enzimas, sem nenhuma pretensão nutricional, apenas visando o perfil sensorial.

” Quando eu apresentei a cerveja à diretoria da Brüder, o sócio Rildo ficou curioso em relação ao resultado e decidiu mandar para um laboratório analisar os valores nutricionais. Ao compartilhar com engenheiros de alimentos parceiros, eles se impressionaram com o baixo teor de calorias. Para completar, um consumidor antigo da Brüder, especialista em dieta low carb e paleolítica, testou a cerveja com seus clientes e passou a divulgar os bons resultados”, conta Patrício.

Cerveja Alma Cevada também tem baixo valor de calorias

Com o sucesso da Cerveja Baixa Gastronomia, a Brüder lançou logo depois a cerveja Alma Cevada, que segue a mesma premissa de ser Light, porém com receita mais complexa em sabor, de amargor marcante, utilizando lúpulos de variedade americana, cujo perfil cítrico e extremamente aromático traz maior personalidade à cerveja.

Portanto, se você não abre mão da sua cervejinha de fim de tarde, mas tem medo de ferir a dieta, fica aí a dica. Cervejas de baixa caloria, cujos rótulos trazem o termo Light, Low Carb ou Carboidratos Reduzidos cumprem mesmo o que prometem.

Um copo da cerveja Bruder BG contém 64 calorias em 200 ml
Fabiana Arreguy

Ver Comentários

  • Sou de Ipatinga, onde fica a fábrica da Brudder. Experimentei ontem a Alma e gostei bastante. Sabor mais intenso do que da Baixa gastronomia, frutado, com amargor leve.
    Recomendo

Posts Recentes

Cervejaria Küd convida o público para produção assistida de uma nova cerveja

Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich

% dias

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…

% dias

Conheça Maniacs – a cervejaria que vai representar o Brasil na Feira Internacional da Indústria de Bebidas Inbibe Live 2022

Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…

% dias

Ambev se junta a escolas cervejeiras do Brasil para capacitar pessoas Trans

Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…

% dias

Projeto Manipueira quer utilizar microorganismos presentes na mandioca para fermentar cervejas únicas e locais

A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…

% dias

Há uma Flor do Campo no asfalto de Santa Efigênia

A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…

% dias

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!