Pão e Cerveja

Cervejaria do RJ planta árvores na Serra do Gandarela

Iniciativas de compensação ambiental são importantes para a preservação da natureza. E as cervejarias podem e devem tomá-las, a exemplo da Octopus.

Cervejaria Octopus plantou 150 mudas de árvores
As árvores plantadas servem como compensação à emissão de carbono

Cervejaria Octopus planta 150 mudas de árvores na Serra do Gandarela, em Minas Gerais. A iniciativa faz parte do projeto Carbono Zero, que estabelece compensações ao meio ambiente pela emissão de carbono durante o processo de produção e comercialização das cervejas da marca.

A área do Gandarela foi escolhida por ser um reservatório de água natural de altíssima qualidade. O potencial hídrico da Serra poderia abastecer praticamente toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

Ela é a maior área de cangas preservadas de Minas Gerais. No ambiente da canga habitam espécies raras de vegetais e animais, algumas delas endêmicas, isto é, só encontradas nas cangas, ou em determinada porção territorial delas.

Assim como toda área rica em minério do estado de Minas Gerais, a Serra é constantemente ameaçada por mineradoras e os riscos relacionados à exploração mineral.

Outras iniciativas da Octopus

Em 2017 a Cervejaria Octopus já havia plantado mudas em outras regiões, dentro do projeto Carbono Zero. Agora recebeu o apoio do Engenheiro Florestal, Diogo de Toledo, morador da Serra do Gandarela, para delimitar a área de plantio, quantas e quais espécies seriam plantadas. O engenheiro dará suporte à cervejaria para a manutenção das mudas.

Há dois anos a Octopus começou suas atividades de plantio na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e desde então tem seguido a ideia de sustentá-las e criar cada vez mais propostas que colaborem com sua filosofia de produzir cervejas inspiradoras com consciência e responsabilidade ambiental.

A filosofia de preservação da natureza se traduz em outras iniciativas da Cervejaria Octopus. Eles colaboram para a reciclagem dos copos plásticos descartáveis usados nos eventos que promovem.

As garrafas e latas da marca trazem o selo Eureciclo, uma certificação às empresas que destinam recursos para desenvolvimento e operação de cooperativas de reciclagem. Assim é feita a compensação ambiental das embalagens que a empresa despeja no mercado.

O segmento de cervejas tem funções sociais importantes. Geração de emprego e renda, conscientização ambiental, educação para o consumo consciente. A Octopus, além de produzir cervejas excelentes, mostra que cumpre muito bem o seu papel na sociedade.

Equipe da Cervejaria Octopus no trabalho de plantação
Um engenheiro florestal vai dar suporte para manutenção das mudas plantadas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários