Pão e Cerveja

Cervejaria investe em rótulos especiais para as festas juninas

O uso de ingredientes típicos na produção de cervejas tem sido cada vez mais a marca das cervejarias brasileiras

Cervejas Macuca em edições de festas juninas

Os dois rótulos têm lotes limitados

As festas juninas deste ano vão ser virtuais, mas nem por isso é preciso deixar de lado as iguarias comuns desta época. Canjica, paçoca, pé de moleque – o amendoim é o rei da festa. Mas também coco e milho fazem bonito e não podem faltar.

E se eu lhe dissesse que tem cerveja feita para as festas juninas? Produzidas com o uso desses ingredientes comuns à época, elas são edições especiais e só podem ser encontradas por agora.

A Cervejaria Blumenau, com sede na cidade que lhe dá nome, por exemplo, acaba de colocar no mercado duas versões especiais da sua Imperial Stout Macuca. Idealizadas pelo Mestre-cervejeiro, Marcos Guerra e pelo Sommelier de Cervejas, Douglas Merlo, as cervejas levam amendoim e coco em sua composição.

Cervejas com características das festas juninas

“A Macuca Pé de Moleque traz, no olfato, lembranças de paçoca, cacau e amendoim recém tostado, além de tiramissú e frutas escuras. No paladar, é macia e cremosa surpreendendo pela intensidade de baunilha e chocolate amargo, com final onde predomina o sabor do caramelo de pé de moleque e café”, explica Douglas Merlo

Já a Macuca Bala de Coco ” mostra perfumes de coco queimado, açúcar mascavo e temperos quentes. No paladar é potente e macia. Tem início doce de melaço e cocada, que rapidamente é equilibrado por uma segunda sensação lembrando tosta. O final é aveludado seguido por um retrogosto adocicado, quente e alcóolico” complementa Merlo

As duas cervejas têm lotes limitados de 2 mil garrafas de 500 ml, cada uma. Com teor alcóolico de 10,5% e IBU 80, são ideais para o inverno que acaba de começar. Além de combinarem perfeitamente com as comidas típicas das festas juninas.

Macuca especial das festas juninas em duas edições; com amendoim e com coco
Cervejas ideais para combinar com as festas juninas/ Foto:Diego Carvalho/divulgação

Estando fora de Santa Catarina, entre no site da Cervejaria Blumenau para tentar comprar as cervejas especiais das festas juninas.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.