Pão e Cerveja

São Patrício, valei-nos!

Somos o país com o maior número de católicos no mundo. A religião dos brasileiros, no entanto, se expressa muito mais pela fé nos santos do que em seguir os preceitos da Igreja. Todo aquele que se declara católico tem seu santo de predileção, às vezes crendo até mais nele do que no próprio Jesus Cristo! E o que isso tem a ver com cerveja? Hoje, especialmente, tudo!
Em 17 de março se comemora o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda e venerado como também um dos padroeiros da cerveja.Reza a história que São Patrício, St.Patrick, como é mais conhecido na língua inglesa, foi o responsável por levar a fé católica à Irlanda, país onde o jovem britânico de 16 anos foi levado como escravo. Isso lá pelos idos de 400 anos a.C. Depois de seis anos cativo, Patrick conseguiu escapar e foi estudar em um mosteiro na França. Por lá descobriu que sua vocação era converter os pagãos irlandeses à fé católica. E assim ele voltou ao país que lhe fizera escravo, sendo missionário por 30 anos.

Na Irlanda, comemora-se o St.Patrick´Day há mil anos. Sempre no período da quaresma. Sempre regado a cerveja, que especialmente para a data é tingida de verde, a cor do país. O trevo, que, também reza a lenda, era usado pelo missionário para ensinar o conceito da Santíssima Trindade, é outro símbolo da data, pintado em camisetas, chapéus e tatuagens temporárias. Uma festa na qual as pessoas vão para as ruas, desfilam, vestem fantasias e pregam peças e brincadeiras. Algo parecido com o nosso carnaval, não é mesmo?

No Brasil, a festa parece ter pegado! Mesmo não tendo nada a ver com nossa história, o maior conhecimento de cervejas especiais, muitas vindas da Grã-Bretanha, tem feito com que as pessoas adotem o santo e a algazarra em torno dele. Afinal, quem não quer comemorar qualquer data com farra e cerveja boa?
E para você que se pergunta se o chope verde servido em várias festas de St. Patrick tem gosto de hortelã, ou coisa parecida, relaxe! É apenas corante, sem gosto de nada, só para fazer cena e entrar no clima! Se a cor lhe desagrada, escolha uma Guiness, a mais tradicional cerveja da Irlanda! Ela também representa bem o santo, a data, o país ou o que lhe possa interessar! Só não deixe de comemorar e beliscar aquele que não se vestir de verde, brincadeira que é outra das tradições desse dia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Líquido e Certo