Pão e Cerveja

Quando a curiosidade nos move

Acho que já me confessei, aqui mesmo, uma curiosa por excelência! Adoro novidades e quando me dizem que algo tem história, ou tem variedades e componentes ainda pouco explorados, é o que basta para atiçar minha vontade de conhecer! Foi assim com a cerveja. Nunca fui uma fã inveterada da bebida. Acho, até, que nem gostava muito dela. Mas, bastou saber que havia muitos tipos de cerveja pelo mundo, alguns totalmente diferentes daquele que todos nós conhecemos, para que minha atenção se voltasse para ela. Quanta surpresa tive ao experimentar uma cerveja especial e completamente desconhecida para mim! Nunca vou me esquecer.

Foi uma biere de garde, ou no bom e velho português, cerveja de guarda. Para começar, nunca haviam me dito que, assim como vinhos, existem cervejas que podem ser armazenadas por muito tempo. Safradas, blendadas, e tudo mais. No caso de minha experiência com tal novidade, tomei a Jenlain Ambrèe, uma das mais tradicionais nesse estilo, de fabricação francesa, referência mundial quando o assunto é guardar cervejas. O que me impressionou ao tomá-la foram os aromas e gostos de frutas passas, muita ameixa, que senti! Quando poderia imaginar que ao beber uma “ cerveja” sentiria tais sabores e aromas? E mais ainda, quando poderia acreditar que naquela cerveja não havia acréscimo de fruta alguma! Foi aí, nessa degustação, que mordi a
isca e me rendi à curiosidade sobre cervejas.

Nesse ponto você também deve estar curioso em relação à Jenlain Ambrèe. Então, seguem alguns dados para atiçar, mais ainda, sua vontade de conhecê-la. Criada em 1922, essa cerveja foi a responsável por tornar mundialmente famosa a Brasserie Duyck, que a produz. De coloração avermelhada, teor alcoólico de 7,5%, tem sabores que lembram açúcar caramelado, ameixa e notas de maltes tostados. No paladar é marcante, embora não seja pesada, ou de aquecimento muito perceptível.
A carbonatação é mais alta, mas isso se transforma, à medida que a cerveja fica mais tempo guardada. Não é difícil encontrá-la por aqui e, o que considero um ponto dos mais positivos, tem preço bastante acessível, na casa dos R$ 15 garrafinha de 330ml.
E você, como aconteceu comigo, morderia essa isca e seria fisgado para sempre pelas cervejas especiais?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Líquido e Certo