Pão e Cerveja

Mineiras premiadas na Argentina

Na última semana, participei como juíza da South Beer Cup, em Mar del Plata. O concurso anual já se tornou referência para as cervejas latinas e é realizado alternadamente no Brasil e na Argentina. O deste ano, em sua quinta edição, teve número recorde de inscrições, superando 600 cervejas, vindas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Costa Rica. No final, as cervejarias brasileiras levaram mais da metade dos prêmios. Foram 73 medalhas para o Brasil ao todo, em 48 categorias. Uma performance impecável, diga-se de passagem.

Minas Gerais brilhou nesse universo. Todas as cervejarias que se inscreveram ganharam medalhas importantes, mostrando que nossas cervejas estão entre as melhores do mundo, comprovadamente!

A Cervejaria Backer, de Belo Horizonte, foi premiada com duas medalhas de ouro pelas cervejas Bravo e Corleone.

A Cervejaria Wals, também de Belo Horizonte, levou ouro pela Petroleum, duas pratas pela Dubbel e Tripel e um bronze pela Quadruppel.

A Cervejaria Jambreiro, de Nova Lima, recebeu duas medalhas de prata pelas cervejas Lebenskraft e belgian dark strong ale.

A Cervejaria Taberna do Vale, também de Nova Lima, trouxe medalha de prata pela brown porter e bronze pela pale ale.

O que costumo repetir sobre concursos, é que eles são importante sinalizador para o mercado de quais cervejas se destacam. Com tantas opções nas gôndolas, como escolher uma cerveja em detrimento de outra? É aí que entra a importância de uma medalha. Ela mostra que uma cerveja passou pelo julgamento criterioso de quem entende da bebida. É uma triagem oficial. É claro que você pode não gostar dela; afinal, gosto não se discute. Mas ao ser premiada, uma cerveja recebe o certificado de ser exatamente o que deveria ser dentro de um estilo.

Todas as cervejas premiadas estão no mercado, à disposição do público. Assim fica fácil entender a escolha dos juízes nos concursos. Da próxima vez que você for a uma loja especializada, a um supermercado, na seção de cervejas especiais, procure olhar no rótulo se eles exibem as referências sobre tais concursos. Não garanto que será a melhor cerveja para você, para o seu paladar, mas garanto que é a melhor dentro dos parâmetros de qualidade e sabor que as cervejas devem exibir. Atesto que todas são deliciosas, dentro dos meus critérios de boas cervejas para beber. São rótulos que costumam estar presentes em minha geladeira. Quem sabe não estarão na sua também a partir de agora?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Líquido e Certo