Muita gente me diz que tenho sorte por ter mudado meu rumo profissional a tempo. Sim, o jornalismo passa por uma crise sem igual, precisa se reiventar, se reentender, se redescobrir. E eu, há mais de um ano, antes de tantas redações se reduzirem a poucos profissionais, percebi que a profissão que escolhi há duas décadas já não me completava tanto quanto o setor cervejeiro fazia. Assim, acho que a opção se impôs a mim. Não busquei alternativa, ele me encontrou. Nesse sentido tive sorte, é verdade. O que não quer dizer que seja fácil, que esteja ganhando mundos e fundos, que não rale muito para competir no meio. Essa consciência é que, me parece, está faltando a muita gente que chega agora. A impressão que tenho é que as pessoas acreditam ser o setor cervejeiro o eldorado que as vai deixar ricas. E sem pesquisar o segmento, sem se planejar, sem entender os mecanismos desse mercado, se jogam a abrir uma empresa ( normalmente uma cervejaria pequena, mesmo sem nunca ter produzido uma única cerveja na vida!). O resultado ainda não se mostrou, mas há anos o Sebrae constata que as pequenas empresas no Brasil duram menos de um ano. Ou seja, a falta de planejamento não se resume ao meio cervejeiro, mas que ele tem atraído muita gente que corre atrás de sucesso e, principalmente, realização financeira, é inegável.
Por tais motivos corri atrás de quem pudesse dar conselhos a quem pretende empreender na área cervejeira. E assim o especialista em Gestão de Negócios e Coach para Empreendedores, Frederico Sigaud ( que acaba de se formar Sommelier de Cervejas) preparou uma lista valiosa, de graça, para os leitores deste blog. Aproveitem!
Quer abrir uma cervejaria ?
Os conselhos são até óbvios, mas raramente seguidos :
1)Conheça antes o processo produtivo.
2)Entenda a dinâmica do negócio antes de optar por ele.
3)Elabore um plano de negócios ( coisa que o brasileiro nunca faz!!) que contemple toda a estrutura de custos ( que são muitos), cadeia de fornecedores, canais de distribuição ( um dos maiores gargalos do setor), estrutura de receitas e, principalmente, qual a proposta de valor ao abrir o negócio
Quer atuar na área como pessoa física?
1)Identifique o propósito ( não sabe o que é isso? É semelhante ao valor a ser entregue pelo negócio).
2)Defina a visão de onde se quer chegar e em quanto tempo.
3)Monte a estrutura de custos ( investimentos em capacitação, compra de literatura especializada)
4)Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos para a carreira
Vejam bem, os conselhos são comuns a todas as áreas. Mas, não sei porque, o brasileiro tem o estranho hábito da autossuficiência e prefere não seguir orientações tão simples. Muitas falências poderiam ser evitadas com esses passos aí acima. Se você se sente muito atraído em trabalhar com cerveja, tente seguir os conselhos do Fred e pise firme para seguir consistentemente em frente!
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