Calom, na Língua Portuguesa, quer dizer cigano. A palavra foi escolhida para batizar o novo empreendimento do Chef Juliano Caldeira por representar o espírito do negócio.
Um restaurante nômade, que hoje pode estar instalado em um lugar, mas amanhã levanta acampamento e estará em outro.
Para quem não ligou o nome à pessoa, Juliano Caldeira é o chef que comandava o Rima dos Sabores, fechado em junho de 2017, deixando órfãos os cervejeiros que batiam ponto no restaurante todos os dias.
O Rima ficou famoso pelos pratos à base de caça, sempre imensos e originais, que eram harmonizados na casa com as cervejas artesanais mineiras e de fora do estado. Juliano foi diretor da Acerva Mineira, tendo sido um apoio importantíssimo para o desenvolvimento do segmento de cervejas artesanais em Minas Gerais.
Após a pausa de 4 anos, o Chef volta ao mercado com a proposta democrática do Calom: ser a cozinha de diferentes cervejarias em Belo Horizonte.
O projeto é coordenado por 3 sócios, todos atuantes no segmento cervejeiro: o Sommelier de Cervejas, Herberth Nunes, um dos proprietários da Cervejaria Fathach, Frederico Ferraz e o Chef Juliano Caldeira, que responde pela operação da cozinha.
Calom Comidaria já está funcionando dentro do Pub Uaimii, no bairro Sion. Foi na cozinha do bar, desativada por causa da pandemia, que o restaurante foi instalado. Ali será sua sede fixa, o QG de onde partirá o atendimento a outras cervejarias.
O plano é levar a cozinha para outras cervejarias, que poderão manter sua especialidade e apenas se preocupar em vender bem cervejas, enquanto os petiscos e comidas serão garantidos pela Comidaria.
” Calom é cigano, ou seja, pode estar em vários locais ao mesmo tempo. Eventos cervejeiros também fazem parte do plano de ações do restaurante” , explica o Chef Juliano Caldeira.
A comida servida no Calom Comidaria é livre. Não obedecerá a nenhum estilo, corrente ou modismo. Os pratos produzidos são aqueles que a sensibilidade do Chef determina.
Muitos dos pratos consagrados no Rima dos Sabores estão no cardápio, até por uma demanda reprimida do público. A carne suína, nos mais variados cortes possíveis, é uma das estrelas. Pururuca, Jarret, costelinha, joelho, o famoso Turbacon fazem parte do menu.
Mas outros petiscos como iscas de peixe, coxinha sem massa, queijo do Serro empanado, sanduíches de carne bovina já figuram entre os pratos servidos.
Até a sobremesa Feijoada de Sorvete entrou na dança! Esse era um dos pratos do Rima que, invariavelmente, fechavam a noite dos bebedores, para equilibrar a cabeça após muitas rodadas alcóolicas. E agora ela está de volta!
Aos finais de semana, a Calom Comidaria serve refeições. Assim, é possível fazer aquele almoço longo… começando no final da manhã, indo até o entardecer. Sempre regado às boas cervejas Uaimii, servidas on tap.
Onde:
Rua Grão Mogol 1176 – Sion
Funcionamento:
4a a 6a feira – De 17h às 22 h
Sábado – De 12h às 22h
Domingo – De 12h às 18h
Visite o perfil da Calom no Instagram
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…
Ver Comentários
Excelente notícia, deseja sucesso ao empreendimento e um forte abraço ao Juliano
Obrigado grande Adelino!!
Parabéns Juliano e os sócios!!! Sucesso!!!
Obrigado Romario