Dicas e Curiosidades

Cervejas para o Halloween

31 de outubro, Dia das Bruxas, é hora de listar as melhores cervejas feitas com abóbora disponíveis no mercado brasileiro. Selecionamos cinco delas para você aproveitar o Halloween bebendo melhor.

Nos Estados Unidos as Pumpkin Beers são comuns, o insumo começou a ser utilizado por lá devido à abundância e preço baixo das abóboras, ou seja mais um fator econômico do que folclórico. Como a colheita delas se dá no mês de outubro, todas as formas de aproveitá-las são válidas para os americanos. Tanto assim que servem de decoração, ingrediente de tortas e cervejas!

Desde que importamos a data, acolhendo o Halloween como se fizesse algum sentido para nós brasileiros, nos acostumamos a ver no comércio fantasias de bruxa, decorações à base de teias de aranha, morcegos, panos roxos e alaranjados, lembrando justamente as abóboras esculpidas com olhos e boca para abrigar velas.

Embora comuns nos Estados Unidos, no Brasil ainda são poucos os rótulos de cerveja que se encaixam no estilo Pumpkin Beer. Ainda assim reunimos alguns bem interessantes ( todos provados e aprovados) disponíveis em nosso mercado:

1. Sauber Pumpkin Ale

Parece ter sido a pioneira no Brasil das cervejas artesanais com abóbora. Produzida pela Sauber Beer, em Mogi Mirim (SP), desde 2009, tem aquela pegada de “doce da casa de avó”, com muitas especiarias e sabor de calda de açúcar caramelizado. Mas não espere doçura. A cerveja é sequinha, como deve ser!

2. Jerimoon

Receita feita pelo mestre Paulo Schiaveto para a Cervejaria Bier Hoff, de Curitiba, recebe abóbora caramelizada na receita, o que traz o sabor de compota bem característico. Também leva especiarias, que levantam ainda mais a percepção de um doce de abóbora na boca.

3. Albanos Pumpkin Ale

Criada sob a base de uma Brown Ale, a cerveja de abóbora do Albanos (MG) foi premiada com medalha de prata na World Beer Award tão logo foi lançada em 2018. Também recebe uma boa carga de especiarias, como cardamomo, noz moscada, cravo e canela. Sazonal, só é lançada entre o fim de outubro e início de novembro.

4. Tricks N´ Treats ( TNT)

Outra cerveja sazonal, só lançada nesta época do ano, a TNT é produzida pela Cervejaria Küd, de Minas Gerais. é leve e fácil de beber, apesar das especiarias cravo e canela que lhe dão personalidade. O perfil caramelado também faz com que esta cerveja lembre os doces de abóbora tão comuns no Brasil.

5. Abóbora Brava

A cada ano, a cervejaria Nacional, de São Paulo, coloca esta cerveja disponível on tap, justamente próximo ao Dia das Bruxas. A deste ano foi relançada antes de ontem na capital paulista. Diferente das outras cervejas listadas aqui, esta é ácida. Propositalmente sour. A Pumpkin Tart Abóbora Brava recebe abóbora cabotiá, cravo, gengibre, canela e pimenta do reino na composição.

Fabiana Arreguy

Posts Recentes

Cervejaria Küd convida o público para produção assistida de uma nova cerveja

Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich

% dias

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…

% dias

Conheça Maniacs – a cervejaria que vai representar o Brasil na Feira Internacional da Indústria de Bebidas Inbibe Live 2022

Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…

% dias

Ambev se junta a escolas cervejeiras do Brasil para capacitar pessoas Trans

Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…

% dias

Projeto Manipueira quer utilizar microorganismos presentes na mandioca para fermentar cervejas únicas e locais

A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…

% dias

Há uma Flor do Campo no asfalto de Santa Efigênia

A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…

% dias

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!