Pão e Cerveja

10 bons motivos para ver a série Oktoberfest Blood & Beer

Série Oktoberfest Blood & Beer

Oktoberfest Blood & Beer é a série lançada este mês pela Netflix. É claro que o tema me interessou de cara e não deixaria de assisti-la jamais.

Baseada em história real, Oktoberfest Blood & Beer conta a trajetória nada ortodoxa do cervejeiro Curt Prank para fazer parte do festival na Munique de 1900.

Bem ambientada e com excelente caracterização, é uma série produzida, dirigida e atuada por alemães. E a história, de fato, nos pega pelo pé.

Não pense em nada romântico ou eufórico por se tratar do maior festival cervejeiro do mundo!

Oktoberfest Blood & Beer é densa, pesada até. E mostra um lado político-corrupto-criminoso dos empresários cervejeiros de Munique do início do século XX que nenhum relato histórico mostra.

Oktoberfest Blood & Beer é a série da Netflix lançada em outubro
Série baseada em fatos reais/ Foto: site Netflix

Eu listo abaixo 10 bons motivos para você assistir à série Oktoberfest Blood & Beer. Separe sua Mass Krug cheia de Münich Helles ou Münich Dunkel e corra para maratonar os seis capítulos

  1. A história é real e mostra os bastidores, bem sórdidos por sinal, da Oktoberfest de Munique
  2. A ambientação e figurinos nos transporta para o início do século passado, para uma Munique pouco higiênica e nada glamourosa, bem diferente das produções hollywoodianas às quais nos acostumamos.
  3. Entender as entranhas políticas que ditavam as regras dos condados alemães em relação à cerveja é um novo ângulo de estudo da história da bebida na Alemanha.
  4. Ver retratada a disputa entre cidades alemãs do sul e do norte por causa de suas cervejas é a oportunidade pra entender o surgimento e/ou criação dos estilos germânicos
  5. Saber como as leis relativas à cerveja no sul alemão eram formuladas nos dá a real perspectiva, inclusive para desmistificar a tão cultuada Reinheitsgebot
  6. Ver, ainda que em cenários, cervejarias do início do Século XX em funcionamento é um grande barato
  7. A inclusão do tema violência à mulher e homofobia no meio cervejeiro nos mostra que a luta por igualdade no segmento não é uma necessidade dos novos tempos, nem mimimi como tantos afirmam.
  8. A série é curtinha, tem apenas 6 capítulos, o que nos faz querer ver mais, sem enjoar do tema
  9. No momento em que não se pode ir a nenhuma Oktoberfest, festa cancelada devido à Covid19, é uma forma de frequentá-la de forma bem diferente
  10. A trilha sonora é muito boa, já se destacando a música tema de abertura. Não consegui pular a abertura nem uma só vez, só pra escutá-la.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Dicas