As festas juninas deste ano vão ser virtuais, mas nem por isso é preciso deixar de lado as iguarias comuns desta época. Canjica, paçoca, pé de moleque – o amendoim é o rei da festa. Mas também coco e milho fazem bonito e não podem faltar.
E se eu lhe dissesse que tem cerveja feita para as festas juninas? Produzidas com o uso desses ingredientes comuns à época, elas são edições especiais e só podem ser encontradas por agora.
A Cervejaria Blumenau, com sede na cidade que lhe dá nome, por exemplo, acaba de colocar no mercado duas versões especiais da sua Imperial Stout Macuca. Idealizadas pelo Mestre-cervejeiro, Marcos Guerra e pelo Sommelier de Cervejas, Douglas Merlo, as cervejas levam amendoim e coco em sua composição.
Cervejas com características das festas juninas
“A Macuca Pé de Moleque traz, no olfato, lembranças de paçoca, cacau e amendoim recém tostado, além de tiramissú e frutas escuras. No paladar, é macia e cremosa surpreendendo pela intensidade de baunilha e chocolate amargo, com final onde predomina o sabor do caramelo de pé de moleque e café”, explica Douglas Merlo
Já a Macuca Bala de Coco ” mostra perfumes de coco queimado, açúcar mascavo e temperos quentes. No paladar é potente e macia. Tem início doce de melaço e cocada, que rapidamente é equilibrado por uma segunda sensação lembrando tosta. O final é aveludado seguido por um retrogosto adocicado, quente e alcóolico” complementa Merlo
As duas cervejas têm lotes limitados de 2 mil garrafas de 500 ml, cada uma. Com teor alcóolico de 10,5% e IBU 80, são ideais para o inverno que acaba de começar. Além de combinarem perfeitamente com as comidas típicas das festas juninas.
Estando fora de Santa Catarina, entre no site da Cervejaria Blumenau para tentar comprar as cervejas especiais das festas juninas.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.