O império japonês Kirin acaba de anunciar a compra da norte-americana New Belgium, produtora, dentre outras, da incensada cerveja Fat Tire. A negociação não envolve participação em ações por parte da cervejaria, até então artesanal, do Colorado. Foi 100 % cash.
Na verdade a Lion Little World Beverages, a subsidiária australiana da Kirin, foi a condutora da negociação, que ainda precisa ser aprovada pelo órgãos reguladores norte-americanos e pelo conselho do plano de propriedade formado pelos funcionários da New Belgium.
O valor da venda não foi divulgado por nenhuma das partes, mas sendo a New Belgium a quarta maior cervejaria artesanal dos Estados Unidos, não é difícil imaginar os muitos $$$$$$$$$ envolvidos.
De acordo com a co-fundadora da cervejaria do Colorado, Kim Jordan, mais de 300 funcionários vão receber 100 mil dólares de aposentadoria e alguns outros vão receber quantias ainda maiores a título de ressarcimento, uma vez que desde o ano 2000 a empresa passou a pertencer aos funcionários, reunidos em um plano de propriedade. Por isso a aprovação da negociação depende ainda da assinatura desse conselho, o que é dado como certo por Jordan.
Nenhuma mudança ou alteração nos rótulos, distribuição e funcionários foi antecipada pela New Belgium, fundada em 1991 por Jeff Lebesch e Kim Jordan,em Fort-Collins ( Colorado), que hoje produz 844 mil barris por ano, comercializados em todos os estados norte-americanos e vários outros países.
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…