O Guia Oxford da Cerveja em Português é uma das melhores novidades cervejeiras deste ano. Obrigatório para quem estuda, faz, aprecia, é curioso sobre cerveja, o livro não pode faltar na biblioteca de nenhum profissional da área. Para as mães cervejeiras é uma excelente opção de presente!
Um dos grandes impeditivos do Guia Oxford da Cerveja era o idioma. Organizado pelo mestre-cervejeiro Garrett Oliver, o livro foi lançado em inglês. E assim permaneceu por mais de uma década.
Até que o empresário curitibano Iron Mendes, importador de cervejas e também proprietário da Cervejaria Maniacs, obteve o aval de Garrett para traduzir o livro.
Guia Oxford da Cerveja é um compêndio, que reúne textos de 165 especialistas de mais de 20 países. O resultado são mais de mil verbetes, dos mais variados temas, alguns inéditos até então.
O conteúdo compreende detalhes que vão desde o processo de produção da cerveja à história da bebida, das variedades de lúpulo e cevada ao perfil das regiões e dos países produtores de cerveja, dos estilos de cerveja, harmonização gastronômica e tipos de copos ao condicionamento em barril de madeira, dry hopping e refermentação em garrafa.
O Guia Oxford da Cerveja é daqueles livros que moram na nossa mesa de trabalho, pois sempre recorremos a ele para tirar dúvidas que nenhum canal da Internet é capaz de fazer. O meu, em inglês mesmo, já tem marcas das tantas vezes que o abro para pesquisar algo.
É, como eu disse, uma publicação obrigatória. Tanto assim que é adotado em escolas renomadas como o Siebel Institute de Chicago como material de consulta para cursos como Master of Styles, por exemplo.
O compêndio acaba de ser lançado pela editora Blucher e teve a consultoria de dezenas de profissionais brasileiros para a tradução mais fidedigna dos termos e conceitos técnicos abordados em cada verbete.
A edição em capa dura custa R$157,60 e pode ser comprada em até cinco parcelas através deste link
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…