De Birra é uma lojinha sui generes instalada no segundo andar do Velho Mercado Novo. Ela faz parte do movimento de ressignificação do espaço iniciado em 2016 pela Cervejaria Viela, a partir da abertura da Distribuidora Goytacazes e da Cozinha Tupis.
Na De Birra Armazém é possível encontrar comidinhas e produtos feitos à base de cerveja, ou dos insumos cervejeiros como malte e lúpulo, mas não se pode comprar cerveja.
Isso mesmo, uma loja cervejeira que só não vende cerveja!
A ideia surgiu do encontro entre o administrador de empresas, Fernando Ribeiro Souza e da jornalista e sommeliere de cerveja, Fabiana Arreguy, ambos frequentadores assíduos do Mercado Novo.
Em uma dessas noites de visita aos corredores do local, em julho de 2019, os amigos chegaram à conclusão que gostariam de ter um negócio ali.
Fabiana propôs fazerem uma loja relacionada à cerveja, mas que não comercializasse a bebida, até porque já existem no Mercado Novo três lojas especializadas em cervejas artesanais.
Fernando comprou a ideia e o projeto foi tomando forma. Levado ao conselho administrativo do movimento Velho Mercado Novo e aprovado, começaram as providências como aluguel da loja, projeto de arquitetura para a montagem, obras… até que veio a pandemia!
De Birra abriria as portas no final do mês de março. Mas o lançamento foi atropelado pela quarentena e adiado para sabe Deus quando.
Foi então que os sócios tiveram a ideia de vender panhocas recheadas, sendo pão e recheio feitos com mosto cervejeiro, bagaço de malte, lúpulo, cevada torrada ou a bebida propriamente dita.
Com entrega em domicílio apenas às sextas-feiras, as panhocas De Birra podem ser encomendadas pelo instagram da loja, a partir de 2a-feira, quando os recheios são anunciados.
Os pedidos são aceitos até o número máximo de panhocas produzidas para cada semana.
Em parceria com a cervejaria Mills, da loja vizinha Odeon, a De Birra sugere harmonizações de cervejas com o recheio da semana, assim o cliente pode comprar o combo.
Quando a De Birra Armazém finalmente abrir as portas, os clientes poderão comprar não só produtos comestíveis para consumo no local, como também biscoitinhos, doces, sabonetes de lúpulo, aventais, pôsteres e canecas personalizadas, além de outros produtos que conversem com a cerveja.
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…