Novidades

Entenda o caso de suposto envenenamento por cerveja

Jornalismo é feito por pessoas, passíveis de erros como qualquer um. Este post foi publicado no dia 5 de Janeiro, quando os primeiros áudios de Whatsapp, apontando contaminação na cerveja Belorizontina, não tinham qualquer comprovação. Infelizmente no dia 9 de janeiro o que até então era tratado como boato pela própria fabricante foi comprovado por um laudo da Polícia Civil. A partir daí, os desdobramentos das investigações policiais têm sido amplamente cobertas pela imprensa nacional. E resta a todos nós, tanto os que erraram, como eu, por acreditar na impossibilidade de uma contaminação como a apontada pelos laudos , como aqueles que afirmaram ter sido a cerveja a responsável antes de qualquer comprovação, aguardar o desenrolar das investigações. Assim, me junto a todos vocês na espera por respostas satisfatórias em relação a esse caso emblemático e triste.

É fake a informação de que a cerveja Belorizontina envenenou 5 pessoas em Belo Horizonte. O boato, que surgiu nesse sábado, dia 04 de janeiro, viralizou e tem causado pânico entre consumidores da cerveja em todo o Brasil.

A Backer produz, a cada lote de Belorizontina, 30 mil garrafas. Produzem 600 mil litros de cerveja todos os meses! Como seria possível que apenas algumas unidades dela saíssem contaminadas da fábrica?

Para que os que não conhecem, o processo de produção cervejeira precisa ser rigorosíssimo em termos sanitários. Cerveja é uma bebida fermentada, ou seja, o trabalho das leveduras, que são fungos, só se completa em um meio própício pra isso, sem a presença de bactérias ou outros organismos que possam competir com elas.

O uso de veneno na sanitização das garrafas, como também foi aventado, não existe. Isso deterioraria a cerveja, mudaria seu cheiro e sabor.

O boato sobre a cerveja Belorizontina começou pelas redes sociais. O elo alegado é que todos os intoxicados são moradores do bairro Buritis, compraram a bebida na mesma unidade do supermercado Super Nosso e a consumiram em um evento na véspera do Natal.

Não foram considerados fatores como outros alimentos consumidos, água, gelo, dedetização dos próprios condomínios onde moram as pessoas internadas.

O que contam os parentes das vítimas

A esposa de um dos pacientes internados divulgou no Grupo de Fornecedores de Alimentos do bairro Buritis o seguinte relato:

” Temos mais 3 casos em BH idênticos o Cris. Todos são moradores do Buritis, um rapaz é morador do prédio em frente do nosso. Internou no mesmo dia que a gente, dia 23 de Dezembro com o mesmo quadro, dor abdominal, insuficiência renal nos 2 rins, enjoo e vômito. Duas pessoas estão no hospital da Unimed entubados e inconscientes há mais tempo. O outro caso está internado em Juiz de Fora e é o sogro do rapaz de 37 anos que está internado no hospital da Unimed. Esteve em BH no Buritis e no retorno a Juiz de Fora foi internado com o mesmo quadro. A Vigilância sanitária e a secretaria de Saúde já está no caso. Estão tentando procurar algo em comum entre as pessoas. Investigar: envenenamento, intoxicação por metal pesado, toxina alimentar, parasita, vírus, …. Pesquisa intensiva da medicina no Brasil, equipe médica muito mobilizada mas nada de concreto. Então essas são as notícias. Rezem para que a equipe médica seja iluminada e descubram a causa e o melhor tratamento.”

As empresas que tiveram seus nomes envolvidos também divulgaram notas oficiais. Confira a seguir

O que diz a Backer

Nos 20 anos de história da cervejaria sempre prezamos, acima de tudo, pela qualidade de nossos produtos, que são produzidos e monitorados por excelentes profissionais do setor, pelo nosso laboratório interno e chancelados por laboratórios externos credenciados. Nossos fornecedores de matéria prima enviam laudos e certificados de cada lote dos insumos utilizados de cada produção. Monitoramos todos os lotes de cervejas que vão para o mercado e somos fiscalizados por todos os órgãos de vigilância sanitária e Ministério da Agricultura. Devido ao grande sucesso da cerveja Belorizontina e a grande concorrência no mercado, utilizam dessa notícia MENTIROSA, para atingir a marca Belorizontina que é tão querida pelos mineiros e não passa de uma tentativa de denegrir a nossa imagem. As medidas legais já estão sendo tomadas para punir os responsáveis dessa MENTIRA.

O que diz o Super Nosso

O Grupo Super Nosso informa que as mensagens que estão circulando nas redes sociais são infundadas. Mantemos o mais rigoroso controle de nossos estoques, em todas as nossas lojas.
A Cervejaria Backer é nossa parceira há anos e acreditamos firmemente que são apenas boatos para comprometer a imagem de uma marca de sucesso (Cerveja Belorizontina) e de uma empresa mineira idônea, extremamente séria e comprometida com seus processos.

E os órgãos de saúde também se pronunciaram sobre o caso

Nota oficial da PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa: A Vigilância Sanitária esteve no imóvel onde foi realizado o evento e recolheu alimentos para análise. As amostras foram encaminhadas para o laboratório. O inquérito epidemiológico já foi aberto para investigação mais detalhada. Foram coletadas amostras biológicas dos pacientes sintomáticos e encaminhadas ao laboratório de referência.

Nota oficial da Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informa que está em andamento, no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), dois casos correlatos de acometimento renal severo, hepatite e pancreatite moderadas, encefalite/neurite no quarto/quinto dia. Sobre outros casos semelhantes, não há nada sistematizado ainda que possa afirmar conexão com os casos em investigação. Há, nos dois casos em investigação (2 homens – genro e sogro), uma síndrome atípica. Os demais casos notificados não estão necessariamente conectados. A SES-MG está acompanhando a investigação e amanhã terá a consolidação das novas informações do CIEVS.

Nota oficial da Unimed

A Unimed-BH informa que dois pacientes deram entrada no Hospital Unimed-unidade Contorno nos dias 22/12 e 25/12 com insuficiência renal e neuropatia motora progressiva. Os diagnósticos diferenciais estão sendo avaliados e não confirmados. Os pacientes estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital, recebendo todos os cuidados necessários e estão sendo acompanhados por uma equipe médica multidisciplinar. A Unimed-BH declara ainda que todos os esforços estão sendo feitos para prestar a melhor assistência e que está à disposição dos órgãos competentes para qualquer esclarecimento.

Opinião

É muita irresponsabilidade lançar suspeitas sobre uma marca, sem provas, sem dados, sem números que as sustentem. É o trabalho sério de muita gente posto sob suspeição. É a trajetória de décadas das empresas envolvidas jogada aos leões.

Eu acompanho de perto o trabalho da Cervejaria Backer, e de praticamente todas as cervejarias de Minas, há pelo menos 12 anos. Sei da capacidade e da qualidade do trabalho de todos na empresa. Tenho como um dos meus bons amigos o mestre-cervejeiro Sandro Duarte, que tem trazido dezenas de prêmios para a cervejaria, inclusive com a Belorizontina, um case estrondoso de sucesso.

Em 10 anos trabalhando neste mercado com a coluna Pão e Cerveja, como vice-presidente da Associação de Cervejeiros Caseiros, como sócia da Academia Sommelier de Cerveja que já formou mais de 500 profissionais, nunca deixei de acompanhar os processos e as produções das cervejarias mineiras.

Posso afirmar como profissional que conhece um chão de fábrica, que não seria possível que apenas algumas unidades de um lote inteiro de cerveja saíssem de qualquer fábrica contaminadas, envenenadas.

Que desserviço ao mercado como um todo esse tipo de informação falsa! E apenas para lembrar aos que começaram o boato: fake news é crime!

( post atualizado em 06/01/2020 )

Fabiana Arreguy

Ver Comentários

  • Se acompanha de perto a cervejaria e é amiga do mestre sua opinião não conta, é tendenciosa e imoral.

    • Acompanho o trabalho de todas as cervejarias, meu caro. Meu trabalho é esse. Imoral é quem espalha boato e quem acredita neles sem checar

      • Camarada seguinte: Embora seja uma irresponsabilidade a divulgação de boatos, o Jefferson tem razão. A sua relação com o mestre cervejeiro e sua opinião é irrelevante e não traz nenhum tipo de imparcialidade que a população espera que seja adotado neste caso.

        • Cara, eu mantenho relação com todos os mestres-cervejeiros de MG. Não seja tolo. Além do que, está explícito no post que emiti minha opinião. Quer acreditar em um boato de whatsapp e culpar a " parcialidade " de quem escreve o post, é decisão sua. Os fatos estão lá. As notas emitidas pelos envolvidos, idem. Assim como está aí a minha opinião, anunciada como tal.

          • Baixa a bola, você não me conhece para ter intimidade de me chamar de tolo e respeite a opinião dos leitores. Não me interessa com quem mantém relação, a única coisa que interessa ao leitor são os devidos esclarecimentos e ponto final.

          • Você me chama de camarada e vem dizer que não me deu intimidade? Leia corretamente o texto e não venha ensinar a como exercer minha profissão. Prerrogativa sua é simplemente não ler. Seja mais respeitoso com o trabalho alheio.

          • Quem faltou respeito foi você, a não ser que "camarada" seja mais ofensivo que "tolo". E se você publicou algo em um portal de noticia, eu, como qualquer outro leitor tem o direito de julgar o que você publicou. Já que abriu a porteira deixa eu te ensinar uma coisa: Esse espaço é para o leitor emitir a opinião dele, se não gostou, azar o seu, o leitor não tem a obrigação de ficar aplaudindo o que publicam. Qualquer profissional mais maduro sabe disso, mas um dia, você chega lá. De novo: você poderia terminar nas notas mas quis dizer que tem relação com empresa, coisa que ninguém se interessa.

          • Vinicius, seu retardado e mongoloide! Quantas litros de cerveja sao produzidos e consumidos no mundo? Quantas vezes alguem ja se contaminou por tomar cerveja? Idiota que voce e

          • Não adianta Rodrigo, o mundo está cheio de gente BURRA. O cara, provavelmente não toma cerveja, não conhece o trabalho da Fabiana Arreguy e não sabe nem coar um café bem coado, só gosta mesmo é de ficar na internet falando mal das pessoas, os famosos haters.

  • A autora do texto recebeu quanto para defender com tanta veemência? A imparcialidade tem que ser de todos os lados.

    • A autora é muito burra, né ? Defendeu de graça, acredita?? Pra vc ver...tem gente que precisa ser paga para mentir. Mas eu falo a verdade de graça mesmo. Por isso tenho a credibilidade que conquistei em 10 anos de mercado.

      • Não adianta, burros e ignorantes sentem orgulho em ser estúpidos. Acham que as pessoas pautam suas vidas e suas opiniões por dinheiro. Palpiteiros ocasionais e de internet, que provavelmente, nunca tomaram uma cerveja de qualidade e não sabem que o seu trabalho é um trabalho de amor pela cerveja. Não te conheço Fabiana, mas já acompanho seu trabalho há anos. Ontem mesmo comentei com minha esposa que não acreditava que o problema é na cerveja, justamente pelo tamanho da Backer, pelo controle que tem em seus processos. Até acredito que se fosse uma cervejaria de fundo de quintal poderiam crer em algo assim.

        Não esquente com comentários de pessoas pequenas e frustradas pela incapacidade de, ao menos, interpretar um texto!

      • Que desfecho trágico... Hoje em dia não dá pra confiar totalmente e defender com tanta força uma empresa ou pessoa.
        As empresas são compostas por humanos, e, como sabemos somos falhos.
        Este episódio mostra que fake news só é fake quando devidamente apurado e que não devemos acusar ou defender precipitadamente quem quer que seja.
        Abraços

    • Toma que é de graça, franguinha assanhada! Se esconder atrás de fake pra ficar falando merda em comentário de matéria é fácil. Põe a cara no sol, seu corno!

  • Se acompanha de perto a cervejaria e é amiga do mestre sua opinião não conta, é tendenciosa e imoral.

    • Acompanho o trabalho de todas as cervejarias, meu caro. Meu trabalho é esse. Imoral é quem espalha boato e quem acredita neles sem checar

      • Camarada seguinte: Embora seja uma irresponsabilidade a divulgação de boatos, o Jefferson tem razão. A sua relação com o mestre cervejeiro e sua opinião é irrelevante e não traz nenhum tipo de imparcialidade que a população espera que seja adotado neste caso.

        • Cara, eu mantenho relação com todos os mestres-cervejeiros de MG. Não seja tolo. Além do que, está explícito no post que emiti minha opinião. Quer acreditar em um boato de whatsapp e culpar a " parcialidade " de quem escreve o post, é decisão sua. Os fatos estão lá. As notas emitidas pelos envolvidos, idem. Assim como está aí a minha opinião, anunciada como tal.

          • Baixa a bola, você não me conhece para ter intimidade de me chamar de tolo e respeite a opinião dos leitores. Não me interessa com quem mantém relação, a única coisa que interessa ao leitor são os devidos esclarecimentos e ponto final.

          • Você me chama de camarada e vem dizer que não me deu intimidade? Leia corretamente o texto e não venha ensinar a como exercer minha profissão. Prerrogativa sua é simplemente não ler. Seja mais respeitoso com o trabalho alheio.

          • Quem faltou respeito foi você, a não ser que "camarada" seja mais ofensivo que "tolo". E se você publicou algo em um portal de noticia, eu, como qualquer outro leitor tem o direito de julgar o que você publicou. Já que abriu a porteira deixa eu te ensinar uma coisa: Esse espaço é para o leitor emitir a opinião dele, se não gostou, azar o seu, o leitor não tem a obrigação de ficar aplaudindo o que publicam. Qualquer profissional mais maduro sabe disso, mas um dia, você chega lá. De novo: você poderia terminar nas notas mas quis dizer que tem relação com empresa, coisa que ninguém se interessa.

          • Vinicius, seu retardado e mongoloide! Quantas litros de cerveja sao produzidos e consumidos no mundo? Quantas vezes alguem ja se contaminou por tomar cerveja? Idiota que voce e

          • Não adianta Rodrigo, o mundo está cheio de gente BURRA. O cara, provavelmente não toma cerveja, não conhece o trabalho da Fabiana Arreguy e não sabe nem coar um café bem coado, só gosta mesmo é de ficar na internet falando mal das pessoas, os famosos haters.

          • Ficou provado como foi imoral sua postura defendendo a cervejaria. Fez um desserviço a população pra defender seus amigos. Pelo amadorismo é melhor escutar os conselhos, se retratar e fazer uma outra matéria expondo o risco que a população está exposta. E não se esconda atrás do nome. Fabiana e Fabian é uma diferença grande.

  • Fabiana, muito obrigado pelo esclarecimento. Mesmo sendo envolvido como cervejeiro da Backer, confesso que fui pego de surpresa, e não tinha conhecimento de todos os fatos envolvidos em questão. recuperem sejam feitos a contento. Nossos colegas cervejeiros e pessoas com mais conhecimento, sabem que um problema assim de contaminação em cervejaria nunca aconteceu, pelo simples fato de ser impossível pelo processo de fabricação... da mesma forma que se fosse possível, a abrangência não seria apenas em um lugar específico, como disse, cada lote de Belorizontina são mais de 30 mil garrafas....Eu degusto religiosamente todo lote de cerveja que sai da backer em 3 momentos, na fase de maturação, após o envase, e após alguns meses de armazenamento, verificando a estabilidade do produto. Eh um painel de degustação de vários profissionais formados e experientes, e tb convidados da empresa, leigos. Construímos um laboratório modelo, que poucas cervejarias possuem, onde fazemos inúmeras análises de todos os lotes de cervejas da Backer. Por isso, estamos chateados, e esperamos que isso se resolva logo, e que essas pessoas se recuperem ainda mais rápido!

    • Me desculpe, mas já pensou na possibilidade de uma sabotagem? Penso que, se foi comprovada a existência da substância tóxica nas amostras da cerveja, a lógica é, realmente, alertar a população para evitar novos casos até que se apurem os fatos!

  • QUEIJO me dá uma dor insuportável debaixo das costelas.Não sou muito de ficar atrás de médico,mas recentemente não teve jeito.Hospital,às pressas...

  • Há pode mandar pra mim, a Belorizontina, ou qualquer outra que uso sem problema. E alguém acredita em imparcialidade jornalística? Também devem acreditar em papai Noel. E historinhas de rede social. É estamos mesmo a beira da terceira guerra mundial. Fui

  • QUEIJO me dá uma dor insuportável debaixo das costelas.Não sou muito de ficar atrás de médico,mas recentemente não teve jeito.Hospital,às pressas...

    • Pouco provável, já que a cerveja é em garrafa e a urina não ultrapassaria a tampa e o vidro. Além disto, ninguém toma cerveja de 600ml no bico, assim como fazem com as latas.

      • Mas a pessoa pode ter manuseado a embalagem contaminada, não ter lavado as mãos, e depois levá-las à boca...

  • A única coisa que não é fake news, é que essa Belorizontina é ruim demaaaaais... tem cheiro de xixi e um sabor de água suja. Quem criou a fórmula não entende nada de cerveja.

Posts Recentes

Cervejaria Küd convida o público para produção assistida de uma nova cerveja

Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich

% dias

Projeto Manipueira será oficialmente lançado em São Paulo nesta quarta-feira

O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…

% dias

Conheça Maniacs – a cervejaria que vai representar o Brasil na Feira Internacional da Indústria de Bebidas Inbibe Live 2022

Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…

% dias

Ambev se junta a escolas cervejeiras do Brasil para capacitar pessoas Trans

Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…

% dias

Projeto Manipueira quer utilizar microorganismos presentes na mandioca para fermentar cervejas únicas e locais

A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…

% dias

Há uma Flor do Campo no asfalto de Santa Efigênia

A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…

% dias

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!