Quando recebi o convite, um ano atrás, para começar este blog ( recomeçar na verdade, pois mantive um na página da CBN por alguns anos) confesso que quis fugir, inventar uma desculpa e não aceitar voltar a escrever. Dá trabalho. As pessoas têm preguiça de ler mais que 140 caracteres. Eu sou de uma escola antiga, cujo teor do texto importa, cuja leitura é prazerosa, cujas imagens não substituem as palavras. Mas, o editor do Portal Uai, Benny Cohen foi tão convincente, que aceitei. Não tem sido fácil, como eu já sabia. Afinal, meus posts são muito autorais, não obedecem ao frenético mercado de lançamentos de novidades e seus releases fantásticos que alimentam tantos outros espaços semelhantes. Não tenho o costume de angariar simpatias por falar bem de tudo e de todos. Também não me deixo levar por novidades-fake que eu já vi acontecer lá atrás. Então eis o meu problema: escrever sobre o que? Manter um espaço para poucos leitores interessados? Minha decisão ao aceitar este blog foi de escrever o que penso, o que consigo analisar dos assuntos em voga. Também gosto de dividir experiências que me marquem positivamente. Criticar cervejas, não. Essa é uma linha editorial que sigo desde sempre, seja por aqui ou nas rádios onde minha coluna tem sido veiculada. Meu único interesse é falar mesmo de cerveja, sem me preocupar em dar furos ou notícias bombásticas. É leitura lenta, minha gente… é para quem tem prazer em ler! Adoraria contar com muitas e boas intervenções de leitores, opinando, discordando, mantendo em dia debates. Quer coisa melhor do que debater qualquer assunto? Estamos precisando mais disso: discutir ideias, ver o lado diferente, ouvir vozes dissonantes. Por isso ainda estou por aqui. O blog Pão e Cerveja completa 1 ano neste dia 5 de julho de 2017. Mais por teimosia do que por sucesso de público. Ainda assim agradeço aos quase 100 mil leitores que por aqui passaram ao longo desses 12 meses. Por enquanto prossigo… amanhã, só o tempo dirá!
Uma cerveja estranha e cheia de ingredientes inusitados com receita elaborada pelo músico Sady Homrich
O projeto prevê a produção simultânea por 33 cervejarias de uma cerveja que será fermentada…
Maniacs Brewing Co, de Curitiba, tem 5 anos de existência e começa a se preparar…
Academia da Cerveja, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres juntos pela inclusão…
A utilização do caldo da mandioca brava, o mesmo que origina o tucupi, é a…
A cervejaria tem agora o seu bar de fábrica em um bairro que se tornou…
Ver Comentários
Sucesso! O primeiro ano de muitos!
Que venham outros anos bons!! Obrigada!
Sucesso! O primeiro ano de muitos!
Que venham outros anos bons!! Obrigada!
Parabéns Fabiana! Vida longa ao programa nós da Cervejaria Backer sempre acreditamos em vc e suas iniciativas.
E como sou grata por isso, João! Backer tem sido super parceira e me orgulho muito disso!! Avante, juntos!
Parabéns por este 1 ano de bons e proveitosos comentários Fabiana!
Como você gosto muito de leitura e, obviamente nenhuma outra mídia substitui esse prazer à altura, portanto, em nosso nome, peço-lhe encarecidamente que não desista desse ofício tão cedo.
Vida longa ao blog.
Pão e cerveja!
Ítalo, querido aluno por duas vezes! Obrigada pelo apoio e distinção! Vamos levando o ofício da pena adiante enquanto houver leitores como você! obrigada!!
Professora, nesse friozinho vale a pena falar um pouco das cervejas apropriadas...e se temos exemplares interessantes aqui em Minas Gerais para saboreá-las...e com que harmonizá-las.
Sucesso o blog! Parabéns!!!
Temos sim, Daniel! Vou preparar um roteiro de cervejas mineiras para aquecer o corpo e o coração!! Boa sugestão!
Concordo plenamente. Tenho também um blog sobre cerveja e nos últimos meses foram poucas as publicações que fiz. Dá muito trabalho, falta tempo e, embora tenha muito para dizer, por vezes não sei bem por onde começar e acabo por não escrever.
Também não gosto do conceito de publicar 'releases' de cerveja, apesar de receber muitos emails, especialmente do Brasil (sou português). Há sites cujas publicações são essencialmente publicidade a cervejas que foram lançadas. Como leitor, isso pouco me interessa, por isso como autor de um blog não quero fazer o mesmo que muitos outros fazem. Melhores dias de inspiração virão, concerteza!
Parabéns pelo aniversário do blog!
(p.s. já agora o meu blog é: cervejaetremoco.pt)
Oi Rui! Acho que devíamos firmar uma parceria, não? Você me conta as novidades em Portugal e eu te conto as novidades do Brasil! Blogs interativos, não seria um belo casamento?
Na prática acho que isso já acontece, se cada um de nós visitar frequentemente o blog do outro :) Em Portugal não é muito frequente surgirem notícias interessantes sobre cerveja, especialmente para quem não vive em Portugal. Especialmente se não contar com releases e outros acontecimentos que são essencialmente marketing e que eu não costumo publicar. Mas vou estando atento ao que se passa no mundo (como o seu blog) para encontrar artigos interessantes.
Parabéns Fabiana! Vida longa ao programa nós da Cervejaria Backer sempre acreditamos em vc e suas iniciativas.
E como sou grata por isso, João! Backer tem sido super parceira e me orgulho muito disso!! Avante, juntos!
Cara, Um Blog de verdade sobre cerveja sem a pseudo moda! parabéns!
Muito grata!
Fabiana,
Como você sabe o meu Cervejas e Sabores ainda está engatinhando, mas, confesso ter as mesmas percepções e sentimentos expostos aqui por você. Além do tema ser relativamente uma novidade para a maioria esmagadora da população, falando mais abertamente o brasileiro consome muito conteúdo de baixa qualidade e é preguiçoso para a leitura. Enquanto temas banais conquistam milhões de seguidores e milhares de "joinhas", editoriais brilhantes, quaisquer sejam os seus segmentos, respiram por aparelhos. Coincidência ou não, nossos meios de comunicação (em especial os impressos) estão quase todos quebrados, não é mesmo?
Enfim...apesar da rotina agitada, vez e outra tiro um tempo para ler blogs de amigos e o seu é um deles, poi sei que sempre traz conteúdo e informação de alta qualidade e com boa procedência de apuração. Continue nos brindando com seus textos e eu seguirei daqui com a minha discreta porém fiel audiência: lendo, assimilando, filtrando e aprendendo com você.
Pão e Cerveja!
Aprendemos todos uns com os outros! Santè!
Cara, Um Blog de verdade sobre cerveja sem a pseudo moda! parabéns!
Muito grata!