Rádio

Beer Summit, Lúpulo Brasileiro, Malte orgânico: novidades do Pão e Cerveja

Beer Summit, o maior congresso cervejeiro da América Latina vem aí! Essa foi uma das notícias anunciadas no Pão e Cerveja da Rádio CDL na última semana.

Além do Beer Summit, a coluna abordou também o lúpulo brasileiro que a Cervejaria Petrópolis utilizou em seu novo rótulo.

Os maltes orgânicos na Argentina foram outra das pautas faladas por nossa editora Fabiana Arreguy

Confira o que foi notícia do Pão e Cerveja no rádio:

2a-feira – Lúpulo brasileiro

Cerveja com lúpulo brasileiro/ Foto: LinkedIn

Black Princess Braza Hops é o nome da cerveja lançada pelo grupo Petrópolis totalmente produzida com lúpulo colhido em Teresópolis.

A cerveja é uma German Pils e o lúpulo utilizado nela foi desenvolvido na Fazenda do Centro Cervejeiro da Serra, espaço criado pela cervejaria Petrópolis para estudos cervejeiros.

A planta tem termo de conformidade conferido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e nota fiscal de origem.

Esse lúpulo foi acrescentado à cerveja em flores frescas, sem processamento. Ele teria características de aroma herbal, carregando os aromas do terroir de onde foi cultivado, na Serra Fluminense.

A fazenda tem três hectares plantados, cerca de 7 mil plantas, com duas colheitas por ano, em dezembro e março.

Para 2020 a colheita esperada é de 800 quilos de lúpulo seco.

3a-feira – Maltes orgânicos

A cervejaria argentina Patagônia anuncia a primeira cerveja produzida com malte cem por cento orgânico em seu país.

Trata-se do rótulo batizado de Sandero Sur, que foi produzido em edição limitada.

A cerveja foi validada pela ArgentCert, órgão certificador de produtos orgânicos da Argentina.

Sandero Sur é uma cerveja Ale, ou seja, de alta fermentação. Além do malte orgânico, ela se diferencia pela variedade nativa de lúpulo utilizada.

O lúpulo Upsala, que tem aromas de grapefruit e maquí, fruta da Patagônia com notas ácidas e secas.

A cerveja só está sendo vendida na Argentina, mas pode ser encontrada pela internet neste link

4a-feira – A cerveja do Messi

Cerveja do Messi/ Foto: MKT Esportivo

Lionel Messi, o astro do Barcelona, ganhou uma cerveja só dele. É a Budweiser Be a King, feita em edição limitada somente para homenagear o atleta.

O produto foi lançado de maneira bastante visual, com painéis de street art pintados por artistas renomados e distribuídos pelas ruas de Córdoba, Buenos Aires e Rosário.

A cerveja é a mesma Standard Lager conhecida da marca, mas com rotulagem especial para Messi.

Ela pode ser encontrada em latas de 473 ml e garrafas de 700 ml ou litrão.

Aqui no Brasil nenhum astro do futebol já foi homenageado com um rótulo especial, embora alguns jogadores tenham lançado sua própria cerveja, respondendo pela fabricação, como é o caso do Vampeta.

Em sua opinião, qual estrela do futebol brasileiro mereceria um rótulo de cerveja como homenagem?

5a-feira – A cerveja do Lobão

Cerveja do Lobão/ foto: site Roots Cervejaria

Olha quem ganhou uma cerveja!! O controverso músico Lobão!! E adivinha de onde é a cervejaria que resolveu fazer a o rótulo? Curitiba…

A cerveja do Lobão é uma iniciativa da Cervejaria Roots, que já tem outros homenageados entre seus rótulos.

É uma Witbier, estilo belga feito de trigo, cascas de laranja e sementes de coentro. O rosto do músico, retratado como um mago, é a imagem do rótulo.

Em lançamentos anteriores a Roots já havia homenageado o Nasi, da banda IRA e o baixista do Ultraje a Rigor – Mingau.

6a-feira – Beer Summit abre inscrições

Beer Summit conta com mais de 40 palestras nacionais e internacionais

Em exatamente um mês, entre 4 e 13 de dezembro, começa o maior evento cervejeiro online da América Latina.

Beer Summit é um congresso técnico com a participação de mais de quarenta palestrantes, do mundo todo, com tradução simultânea para o Português.

O encontro foi dividido em cinco trilhas de conhecimento:

  • Negócios, marketing e empreendedorismo;
  • Sommelieria, estilos, serviços e harmonização;
  • Matéria-primas, processos e inovação;
  • Tecnologia e Ciência Cervejeira ;
  • Diversidade, equidade e inclusão.

Serão 9 dias de imersão cervejeira, com mesas redondas, palestras, feira técnica e concurso cervejeiro virtuais.

É possível se inscrever apenas em uma trilha, mas vale a pena pagar por todas as trilhas para garantir um preço melhor.

E, olha, a inscrição está muito barata! Se interessou em saber quem são os palestrantes, quais os temas trabalhados e o preço? Acesse o site do evento

Redação Pão e Cerveja

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